O Limite da Traição Netflix

‘O Limite da Traição’ (Netflix) | CRÍTICA

Jorge Feitosa

|

20 de janeiro de 2020

“A idade é uma droga, querida.”

Quando Danuza Leão escreveu o artigo intitulado “O Gigolô Leve” para o Jornal Folha de São Paulo, ainda no ano de 2009, ela descreveu com precisão aquele novo tipo de homem aproveitador, que vai chegando de mansinho e conquistando o coração de mulheres incautas, mas com um lar confortável, um carrinho à disposição, um tantinho de solidão e muito amor para dar. De lá para cá, essa figura já virou alvo de análise em todo lugar, com histórias que terminam de forma cômica ou até mesmo trágica, já que o aproveitador pode muito bem se tornar um abusador.

https://www.youtube.com/watch?v=QHnUG_SIYYo&t=6s

A trama

Em O Limite da Traição (A Fall From Grace), suspense dirigido e escrito por Tyler Perry, Crystal Fox encarna a sofredora e solitária Grace, mulher que tenta levar a vida após o marido deixá-la até encontrar o malandro Shannon (Mehcad Brooks), que vai chegando de mansinho como todo bom gigolô e lhe dá aquela pegada, para depois se revelar o vilão que só ela não via.

O roteiro usa a narrativa de Grace para mostrar os acontecimentos que a levaram à prisão por matar o marido, um recurso para situar o espectador junto com Jasmine (Bresha Webb), advogada que jamais foi a julgamento e que sempre preferiu minimizar as penas dos clientes através de acordos com a promotoria, mas que encasqueta com a resignação da suposta assassina.

Leia mais:

‘JOIAS BRUTAS’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘OS AERONAUTAS’ (AMAZON PRIME VIDEO) | CRÍTICA
‘JUMANJI: PRÓXIMA FASE’ | CRÍTICA

O Limite da Traição crítica

Tudo novo de novo

A direção e o argumento da trama de O Limite da Traição, em si, não oferecem nada de novo. Mas esse é um suspense leve que vai deixando as reviravoltas para o final da história e que até se sairia melhor se fosse mais curto, já que boa parte dos diálogos e a narrativa em off, literalmente, explicam o que já está na cara.

Por outro lado, o elenco se sobressai na pele dos dois coadjuvantes vividos por Brooks e a veterana Phylicia Rashad (Creed). Ele até gera risos involuntários quando se revela um canalha de primeira categoria e ela realmente convence como a bondosa amiga e tiazinha que oferece um cafezinho.

O Limite da Traição, enfim, é um suspense na linha de Obsessão Secreta, já analisado aqui. Ou seja, está aí para alcançar aquele público-alvo que quer uma história simples de assistir e que vai lembrar tantas mulheres que se colocam em situações de abuso porque, muitas vezes, se veem sem opção.

::: TRAILER

https://www.youtube.com/watch?v=FSbAHk2UKR8&t=3s

::: FICHA TÉCNICA

Título original: A Fall from Grace
Direção: Tyler Perry
Elenco: Crystal Fox,Phylicia Rashad,Cicely Tyson
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 17/01/20
País: Estados Unidos
Gênero: suspense
Ano de produção: 2019
Duração: 120 minutos
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman