O Relatório

‘O Relatório’ | CRÍTICA

Sayd Mansur

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8 de novembro de 2019

Dirigido pelo roteirista Scott Z. Burns, de O Ultimato Bourne, e produzido pelo parceiro de longa data Steven Soderbergh (A Lavanderia), com quem já havia estabelecido uma dobradinha em O Desinformante! (2009) e Contágio (2011), O Relatório (The Report) traz uma trama que se esforça para traduzir para duas horas de ficção uma narrativa de sete anos de investigação secreta no Senado americano sobre as “técnicas de interrogatório aprimorado” aplicadas pelo governo dos EUA após o 11 de setembro.

Sem reviravolta ou aprofundamento

De fato, é de surpreender que um filme dirigido por um roteirista de carreira tenha atravessado toda projeção sem uma reviravolta, ou qualquer floreio que mergulhe na vida pessoal de seu protagonista. Aliás, a escolha de Adam Driver para viver Daniel J. Jones, funcionário do Senado que assume a investigação contra os interesses da CIA, se mostra a escolha mais acertada de todo o longa. Driver consegue, em poucas palavras, apenas com sua presença, dar credibilidade a um personagem do qual não sabemos absolutamente nada da vida pessoal ao longo de mais de duas horas. Além disso, o roteiro se concentra em sua rotina de trabalho e, sobre o protagonista, sabemos apenas o básico: que é um grande caxias.

Certamente, esta opção por uma trama basicamente passada em escritórios e salas de reunião seria um caso a se estudar. Contudo, infelizmente, a quebra na regra de ouro do grande cinema hollywoodiano se mostra menos uma inovação do que a maior fraqueza de O Relatório, que se resume a uma reportagem de reconstituição pouco dramatizada sobre a implantação e os resultados pífios, bem como desastrosos, do programa que realmente tinha acidentalmente irônico nome de Programa de Detenção e Interrogatório Aprimorado da CIA.

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O Relatório (1)
Ninguém é responsabilizado

Aliás, uma coisa é certa: a informação contida na trama é tão importante que merece vir à luz numa narrativa cinematográfica. Talvez até mesmo mais romanceada, aos moldes das daquelas obras de Steven Spielberg e seus protegidos. Todavia, as revelações aqui seriam ultrajantes demais para os moldes do grande cinema desses medalhões.

Além disso, diferente de Vice, de Adam McKay, em O Relatório, ninguém é responsabilizado, por mais grosseiras que sejam as revelações. Não há subalternos nem cabeças por trás de um projeto que praticou os mais modernos métodos de tortura. Métodos realmente “aprimorados”, que muitas das vezes deixaram apenas sequelas psíquicas e emocionais. Afinal, só houve um óbito confirmado… justamente pelos registros de sua ocultação. Mas talvez as informações mais aberrantes de todas sejam as reconhecidas pela própria CIA, que concluiu sozinha, antes do fim do relatório em questão, que ao menos 25% dos interrogados não tinha envolvimento com o terrorismo. Ou mesmo que seus métodos evitaram qualquer outro atentado terrorista. 

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Report
Direção: Scott Z. Burns
Roteiro: Scott Z. Burns
Elenco: Adam Driver, Annete Benning, John Hamm
Distribuição: Diamond Films
Data de estreia: qui, 07/11/19
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: 118 minutos
Classificação: 16 anos

Sayd Mansur

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