‘O Senhor dos Anéis’, a trilogia mais premiada de todos os tempos

Elza Nóbrega

|

1 de março de 2019

Muitos filmes conseguiram levar a estatueta do Oscar para casa, mas nem todos atingiram o sucesso de “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003). Há exatos 15 anos, o último filme da trilogia levou sozinho 11 estatuetas, vencendo em todas as categorias indicadas, igualando os feitos dos clássicos “Ben-Hur” (1960) e “Titanic” (1998).

Leia mais:

– ‘TOLKIEN’ GANHA PRIMEIRO TEASER: VEJA!
– RESENHA | ‘O CAVALEIRO DE RUBI’ REUNE O MELHOR DE TOLKIEN E GEORGE R. R. MARTIN

“O Retorno do Rei” é o último livro da trilogia, porém, não o único a ser premiado. A primeira parte da trilogia, A Sociedade do Anel, foi lançado em 2002 e ganhou 4 oscars. As Duas Torres, a sequência de 2002, conseguiu mais dois. Ao todo, a Academia de Hollywood entregou 17 estatuetas num total de 30 indicações e arrecadaram US$ 2,9 bilhões. O recorde de premiações, não foi apenas pela sua superprodução, mas pela sua história, pelo seu envolvimento com o público, além das belas canções compostas por Howard Shore exclusivamente para os filmes. Os atores também tiveram indicações individuais.

17 oscars para uma franquia é um alcance que jamais outro filme conseguiu igualar até os dias de hoje e não há como alguém dizer que não foram merecidos. Com orçamento de US$ 280 milhões, a trilogia foi toda filmada na Nova Zelândia.

Parabéns ao diretor Peter Jackson por ter transformado, com toda a sua equipe, as imaginações dos leitores e amantes de J.R.R Tolkien, nesses extraordinários filmes.

::: Prêmios recebidos

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Fotografia, Efeitos Visuais, Maquiagem, Trilha Sonora Original.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Edição de Som, Efeitos Visuais.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Montagem, Direção de Arte, Figurino, Efeitos Visuais, Maquiagem, Mixagem de Som, Canção Original.
https://www.youtube.com/watch?v=Q9wZCGjBxyU

Elza Nóbrega

Professora e amante do metal, da música clássica, livros, RPG, jogos online (PC), vídeo games, shows, HQs, séries, filmes, (todos os tipos...basicamente). Amo cantar e os livros... Ah os livros...eles me fascinam. Meu autor favorito é meu amado J.R.R Tolkien. Sou apaixonada pela vida, pelo sorriso, pelas vozes. O simples e o incompreensível me encantam...
Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme