O Vizinho

‘O Vizinho’ – 1ª Temporada (Netflix) | CRÍTICA

Fernando Coutinho

|

20 de janeiro de 2020

É curioso como algumas produções não despertam interesse, passam batidas por nós e acabam sendo uma surpresa quando alguém nos chama a atenção para elas. A série cômica espanhola O Vizinho (El Vecino) foi um desses casos. Mesmo com pôster apresentando alguém com um traje de super-herói deitado em um sofá, não atentei para a temática até que me falaram dela.

A série é uma adaptação dos quadrinhos homônimos de Santiago García e Pepo Pérez. E, para quem curte o gênero de heróis e comédia, nem chega a trazer em si algo de muito original:

O Vizinho

Foto: Maria Heras / Netflix

Leia mais:

‘WATCHMEN’ – 1ª TEMPORADA (HBO) | CRÍTICA
‘KRYPTON’ (2ª TEMPORADA) | CRÍTICA
CW RENOVA SUAS SÉRIES DE HERÓIS, ALÉM DE OUTROS TÍTULOS – CONFIRA!

A trama

Javier é um cara na casa dos 30 anos. Um tanto quanto imaturo e irresponsável, não muito inteligente, mentiroso, atrapalhado e enrolador (mas que, no fundo, tem um bom coração). No entanto, ele não encara com muita seriedade as responsabilidades da vida adulta e as complexidades de um relacionamento.

Em determinada noite, durante uma discussão com a namorada, ele ganha superpoderes e um uniforme de um alienígena que caiu na Terra. Sem a menor habilidade, passa a se agir como super-herói. Para complicar ainda mais, sua namorada que é repórter (Óóóóhhhhh) acaba como responsável por investigá-lo.

Chapolin + Mr. Bean

Em outras palavras, pode-se dizer que O Vizinho é uma agradável mistura do saudoso “O Super-Herói Americano” (série americana do inicio dos anos 80), com “Mr. Bean” e uma boa pitada de “Chapolin”. E isso, provavelmente, é o melhor da série: a capacidade de causar uma espécie de déjà vu nostálgico ao vermos as trapalhadas.

Além disso, também é muito divertido assistir Javier tentando aprender a usar seus poderes, arrumando encrencas em tudo que se mete e as presepadas que cria para esconder sua identidade secreta e conciliar sua “vida civil”.

O Vizinho

Foto: Maria Heras / Netflix

Diversão garantida

Além de Lola, a namorada de Javier, o restante do elenco é formado principalmente pelos demais moradores do prédio dele, fazendo, assim, jus ao nome da série. Dentre eles, destacam-se José Ramón, um ilustre desconhecido que se torna melhor amigo de Javier e que passa a tentar incutir algum juízo no herói; e Júlia, com quem cria uma leve trama paralela com sua “Polícia do Carma”.

Quanto à produção, O Vizinho é visualmente bem-feito, com relativamente poucos – mas bons – efeitos. Principalmente se levarmos em conta ser uma série de comédia para TV. E ainda tendo isso em mente, certamente, não há de se esperar nada muito rebuscado, nem situações muito verossímeis. Afinal, a proposta é ser divertida e, isso, definitivamente ela é.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: El vecino / The Neighbor
Temporada: 1
Número de episódios: 10
Criadores: Miguel Esteban, Raúl Navarro
Elenco: Quim Gutiérrez,Clara Lago,Adrián Pino
Distribuição: Netflix
Data de estreia: ter, 31/12/19
Gênero:  comédia / HQs
Ano de produção: 2019
Classificação: 16 anos

Fernando Coutinho

Profissional e professor de TI, é nerd desde antes do termo virar moda e da Internet ganhar o mundo. Antenado em tecnologia, literatura, filosofia, quadrinhos, filmes, séries, fotografia e boa música. Acredita que A Verdade Está Lá Fora e ao mesmo tempo dentro de cada um.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman