Os Novos Populares e a cadência de um festival diferente
Alan Daniel Braga
Um festival de música de vanguarda que incite um novo movimento da música popular brasileira. Um espaço que proporcione liberdade aos artistas participantes e incentive composições originais, únicas e poéticas, mostrando o trabalho individual dos artistas em um ambiente laboratorial de improviso e criação coletiva onde, além dos shows, possam surgir trocas. Assim será Os Novos Populares, um festival que pretende unir artistas da nova, eclética e multifacetada geração da MPB para apresentar a nova identidade que surge dos diversos cantos e dar uma sacolejada no cenário da música atual.
O tom de novidade não fica apenas nos palcos. O objetivo da produção é unir os recursos tecnológicos de hoje à curadoria para transformar, revivendo de forma contemporânea o conceito de Festival de Música. A sustentabilidade também terá vez, com o uso de soluções práticas de fácil assimilação do público, utilizando material reciclado em todos os produtos confeccionados e estimulando em toda a comunicação atitudes positivas e saudáveis em prol do meio-ambiente.
A previsão do projeto Os Novos Populares é a de realizar 12 edições ao longo de um ano, com apresentações no eixo São Paulo – Rio. Diversos talentos já foram selecionados pela Curadoria, que agora espera apenas os recursos mais práticos para colocar a ideia em prática. Para isso, a produção do Festival está buscando ajuda através de um velho conhecido dos amigos leitores do Blah: o financiamento coletivo.
Os interessados em colaborar com a edição de lançamento deste misto de janela, varanda e porteira de novos artistas podem entrar na página do evento no site Sibite e procurar a contrapartida que mais se adeque ao seu bolso. Esta aí a oportunidade de ajudar uma festa musical que quer popularizar o novo e mostrar que ainda existe muita criação e qualidade no som feito pelos clubes e esquinas.
Os Novos Populares from SIBITE on Vimeo.