Confira os vencedores do Oscar 2022

‘Os Olhos de Tammy Faye’ traz um retrato sensível da personagem

Fernanda Fernandes

|

27 de março de 2022

Dirigido por Michael Showalter, assim como estrelado por Jessica Chastain (Tammy Faye) e Andrew Garfield (Jim Bakker), o filme Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye) faz um retrato dramático e interessante da história do casal televangelista, que marcou as décadas de 70 e 80 nos Estados Unidos. 

Baseado no documentário homônimo lançado em 2000, o longa-metragem acompanha a vida de Tammy Faye desde a infância, trazendo sua ascensão, queda e redenção para a população cristã norte-americana. 

Antecipadamente, é preciso evidenciar a atuação de Jessica Chastain, indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2022, pelo papel de Tammy Faye nesse filme. A intérprete traz um trabalho impecável como a televangelista, que tem uma personalidade única, delicada e resiliente.

Ascensão

Tammy Faye e Jim Bakker se conhecem na faculdade, quando ele apresenta um argumento progressista sobre as palavras de Jesus na Bíblia, dizendo que o mesmo deseja que as pessoas sejam felizes e aproveitem a vida. Aqui, existe também uma certa conexão com a filosofia do termo carpe diem (aproveite o dia) que surge no contexto da decadência do império romano.

A protagonista se identifica com as falas de Jim, ambos se apaixonam e decidem viajar pelo país pregando as palavras de Jesus por meio da interpretação deles com esse olhar progressista. Até que conhecem um produtor de televisão e conseguem apresentar um programa infantil de fantoches com temas cristãos.

Mas, Tammy e Jim sonham grande e criam sua própria emissora de TV. Tudo é um sonho até que a queda começa a acontecer. 

Tammy Faye e seu apoio a Comunidade LGBT+

Neste ponto, o filme cria com maestria a sensação de queda, a qual acontece gradativamente, a vida pessoal do casal é afetada primeiro. Em seguida, os escândalos financeiros, relacionados à desvio de doações, aparecem e, por fim, o grupo de cristãos que domina a TV americana começa a discordar das opiniões de Faye.

Ela acredita que a agenda feminista da época e a agenda LGBT+ não são obstáculos, e sim pessoas criadas por Deus que também merecem amor. Mesmo pressionada, Tammy não volta atrás em suas opiniões e chega a entrevistar um homem gay ao vivo para enfatizar suas crenças. Por mais que, o que ela fez possa ser considerado ultrapassado hoje já que ela se auto promoveu em cima disso também, não tem como negar que ela foi bastante audaciosa.

Isso enfurece os conservadores, que os enganam ao prometer ajudá-los com relação aos escândalos, os entregam para a mídia. Jim Bakker é preso e Tammy deixa de ser cotada para novos programas de televisão.

O retrato sensível de Tammy Faye

Mesmo com muitas coisas acontecendo no filme, fator que nos confunde em alguns momentos, o diretor traz um olhar sensível sobre a televangelista. Principalmente por enfatizar que ela realmente acreditava neles, como ela foi colocada em último plano por Jim e os problemas com vício de remédios que ela teve por conta dele. 

Em diversos momentos, Jim a expõe desnecessariamente e sabendo que ela estava fragilizada. Tanto que quando ela o trai, ele a faz se desculpar ao vivo na televisão para mostrar arrependimento, sendo que ela tinha acabado de ter o segundo filho do casal. 

Contudo, embora Tammy não fosse completamente íntegra, ela estava sempre buscando seu melhor, enquanto os homens ao seu redor queriam colocá-la de lado constantemente. Os Olhos de Tammy Faye é um filme sensível, que te prende, mas também apresenta muitas informações ao mesmo tempo. 

É possível se identificar com Faye e acompanhar sua redenção quando ela é chamada para se apresentar em um evento cristão promovido por uma mulher que ela admirava. A televangelista faleceu em 2007 de câncer e após o divórcio com Jim, ela continuou seguindo o que realmente acreditava.

Onde assistir ao filme Os Olhos de Tammy Faye?

A saber, o filme Os Olhos de Tammy Faye estreia no dia 6 de abril de 2022 no streaming do Star Plus. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Os Olhos de Tammy Faye, do Star Plus

Os Olhos de Tammy Faye (Star Plus): elenco do filme

Jessica Chastain
Andrew Garfield
Cherry Jones

Ficha técnica

Título original: The Eyes of Tammy Faye
Diretor: Michael Showalter
Roteiro: Abe Sylvia
Duração: 126 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama biográfico
Classificação: a definir

Fernanda Fernandes

Jornalista, tagarela, baixinha e que não vive sem um bom filme, livro ou dorama no fim do dia.
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme