Os Paralamas do Sucesso e a “fórmula perfeita”

Os Paralamas do Sucesso e a “fórmula perfeita”

Quanto tempo dura uma banda? Pergunta difícil, né? E quanto tempo dura o sucesso de uma banda? Resposta de um milhão de dólares. Os Paralamas do Sucesso estão às vésperas de completar 40 anos de existência! Muitos aqui que estão lendo esse artigo não têm metade desse tempo de vida. Mas, como é possível durar tanto tempo mesmo com tantas adversidades pelo caminho? A banda teve que enfrentar, por exemplo, o grave acidente que Herbert Viana sofreu em 2001, onde ele ressurgiu das cinzas.

O quarto elemento

A TV Zero produziu um documentário intitulado “Os Quatro Paralamas”, que está disponível na Netflix. No entanto, você deve estar se perguntando: por que “os quatro”? A banda é formada por três membros. Acima de tudo, o documentário mostra de forma muito genuína que existe um elemento chave nessa química “paralâmica”. O nome dele é Zé Fortes.

Ele é empresário da banda desde o início em 1982. Detalhe, ele não era do ramo. Porém, resolveu apostar no talento e na energia dos rapazes. Enfim, tentando responder ou adivinhar o questionamento inicial, essa banda tem uma amizade verdadeira. Além disso, eles têm um prazer imensurável de tocar juntos. O baixista Bi Ribeiro costuma dizer que, mesmo se não houver ninguém para assistir, eles continuam tocando!

Os Paralamas do Sucesso. Do sucesso!

Como o empresário que não entendia nada do ramo conseguiu ajudar a banda? Instinto? Adorou o que viu? Sorte? Pode ser até mais do que tudo isso! Zé foi um verdadeiro visionário. Que, quando ouviu falar no anúncio do primeiro Rock in Rio, não titubeou e pensou: “os meninos precisam estar nesse festival”.

Ele foi atrás da organização e, com dois shows, subiu Os Paralamas do Sucesso para primeiro escalão das bandas nacionais. Rodaram todo o Brasil e, não satisfeitos, rodaram a América Latina.

Amor pelo ofício

Lendo essa fatos (sim, são FATOS), você para e pensa: “caramba, 40 anos e eles continuam com o mesmo gás?”. Esse questionamento não passa pela cabeça dos “Quatro”. Eles têm um amor entre eles fora do normal e, primordialmente, uma vontade imensa de tocar juntos e fazer música! Do mesmo modo, são especialistas em fazer música de qualidade! Eles fazem mágica dentro dos três ou quatro minutos em que dura (em média) uma canção.

  • Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, voltando a pergunta inicial: quanto tempo dura uma banda? A banda dura o tempo que ela quiser! Primeiramente, basta ter amor e respeito entre os integrantes. Assim como na fórmula “paralâmica” do sucesso, ninguém é maior do que ninguém! Enfim, a música é o que mais importa e continuar tocando junto ainda é o segredo do sucesso.

TAGS
Compartilhe


Leia também