Divulgação: Tina Rowden/Netflix

O final triste e memorável de Ozark

Fabio Martins

|

17 de maio de 2022

Não chega a ser uma surpresa que os produtores de ‘Ozark’ tenham optado por um final melancólico. Afinal de contas, os conchavos e tramoias da família Byrde, assim como os “negócios” administrados por eles e seus “parceiros de trabalho”, flertam o tempo todo com a desgraça, tragédia e a tristeza. E mesmo aqueles que não têm nada a ver diretamente com essa negociata acaba atingido por algumas “balas perdidas”. Sendo assim, não seria coerente um final de conto de fadas para uma história tão trágica.

E a tragédia aqui não se resume apenas à contagem de corpos. Ozark mostra que o buraco é bem mais embaixo ao mostrar que tudo realmente é trágico. Família, negócios, amizades, polícia, política… Nada se salva, todos estamos e somos reféns de escolhas que, muitas vezes, nem são feitas por nós.

Ozark final
Divulgação: Netflix

Ponto de partida

A história da segunda e última parte da temporada final de Ozark começa, em suma, do final da primeira. Em outras palavras, com Ruth Langmore (Julia Garner) partindo para a vingança contra Javi (Alfonso Herrera), o novo líder do cartel de Navarro e assassino do seu primo Wyatt Langmore (Charlie Tahan). E o desejo de se vingar vai desencadear uma série de novos fatores que vão assombrar tanto Ruth, quanto a família Byrde.

Aliás, a personagem vivida magistralmente por Julia Garner segue como o principal destaque da série. Ruth é um coração que insiste em pulsar e bater mesmo ao redor de pessoas frias e calculistas, cujo interesse é apenas conseguir seus objetivos custe o que custar. A personificação dessa frieza é Wendy Bird, outra personagem espetacular interpretada de maneira sublime por Laura Liney. Embora ainda tenha algum sentimento pelos seus filhos e talvez por Marty (Jason Bateman), ela deixa bem claro que seu principal objetivo não é apenas se livrar do Cartel Navarro. Ela quer a glória, riqueza e poder que lutou para conquistar quando foi forçada pela situação a se aliar ao cartel.

E no meio disso, Marty tenta, ao seu jeito, equilibrar sua família, seus negócios, seu acordo com o FBI e com o cartel, tal qual um acróbata equilibra pratos em varas. Missão árdua e impossível de se manter sem que algum(uns) prato(s) quebre(m) até o final da apresentação.

Ozark final
Divulgação: Netflix

O sonho americano é para poucos

O grande acerto da série é mostrar a falácia que se criou no mundo pelo tal “sonho americano”, que promete sucesso e prosperidade, além de mobilidade social para crianças, conquistadas graças ao trabalho árduo. Balela. Assim como a meritocracia, esses ideais funcionam para poucas famílias, independente de qual atividade elas exerçam.

Embora venha de uma família destruída, formada por infratores da pior espécie, Ruth seria a primeira Langmore a de fato prosperar e sair da criminalidade. Deixando uma vida de criminalidade para trás para prosperar frente ao cassino que um dia foi dos Byrde. Mas o peso do seu sobrenome era mais forte e embora tenha trabalhado duro para ser alguém, o sonho americano definitivamente não é para os seus. Por isso, o destino foi implacável com ela.

No entanto, a história com os Byrde é completamente diferente. Ao passo que a vida honesta vai sendo dominada completamente pela vida criminal, seus negócios só prosperam e, embora eternamente reféns do cartel, o destino sempre sorrirá para eles, mesmo que seja um sorriso amarelado, de canto de boca. Para eles, o sonho americano é sempre alcançável. Independente de quão podre eles são.

Por fim, vale ressaltar que, embora o final de Ozark seja aberto não é difícil saber o que o destino reservou para seus personagens principais. Afinal de contas, essa é uma história que se repete desde que o mundo é mundo.

Onde assistir ao final da série Ozark?

A saber, todas as temporadas de Ozark estão disponíveis para assinantes da Netflix.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer da temporada final de Ozarx, da Netflix

Ozark (Netflix): elenco da série

Jason Bateman
Laura Linney
Sofia Hublitz
Skylar Gaertner
Julia Garner
Lisa Emery
Charlie Tahan
Tom Pelphrey
Damian Young
Alfonso Herrera
Felix Solis
Jessica Frances Dukes

Ficha TécnicaOzark – Quarta temporada – parte 2

Título original: Ozark
Criação: Bill Dubuque, Mark Williams
Direção: Jason Bateman Andrew Bernstein, Alik Sakharov, Robin Wright
Roteiro: Bill Dubuque, Paul Kolsby, Mark Williams, Chris Mundy, Miki Johnson
Temporada: 4 – parte 2
Episódios: 7
Duração: 60 minutos aproximadamente cada episódio
País: Estados Unidos
Gênero: drama, suspense
Ano: 2022
Classificação: 16 anos

Fabio Martins

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e nerdices em geral.
5

Créditos Galáticos: 5

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme