Ícone do site Ultraverso

‘Pânico’ versão 2022 é inferior ao original, mas está longe de ser ruim

Passa ano, entra ano e uma coisa nunca muda no mundo do entretenimento: sempre tem aquelas sequências que ninguém pede! Seja no mundo das séries, games, cinemas, enfim. Fato é que só de ler isso, você já tem algum exemplo do que eu estou falando, martelando na sua mente.

Sendo assim, em 2022 não seria diferente, afinal, essa semana estrou mundialmente o longa Pânico (Scream), quinto filme da franquia que surgiu com um longa do mesmo nome em 1996. Para os fãs do gênero slasher, foi o filme que ressignificou o gênero.

Contudo, como não seria diferente, as sequências foram sendo efetivamente cada vez piores, ao ponto de chegar num quarto filme extremamente criticado, levando a um hiato enorme entre a última produção e essa que foi lançada agora.

Portanto, até mesmo após a morte do grande diretor dos filmes anteriores, o Wes Craven, o público torceu muito o nariz para o retorno dessa saga. Entretanto, felizmente, não estamos diante de uma “bomba de Chernobyl”, como era previsto.

Homenagem ao gênero slasher

De fato, não havia a mais remota possibilidade do Pânico de 2022 ser um filme superior ao original. Mas a esperança era de que fosse algo melhor do que as três produções que foram mal aceitas pelo público. E ao meu ver, isso foi feito com êxito.

Em uso constante de metalinguagem (que é uma marca registrada da franquia) e também de uma ácida autocrítica, temos uma versão 2022 de Pânico bem interessante. O filme promete aquecer o coração dos fãs do gênero e da saga. Obviamente, não tem nada que beire o espetacular ou genial. Todavia, o respeito a obra original, misturado com constantes referências á outras obras e temas atuais, resultam em uma narrativa empolgante para se acompanhar.

Além disso, o alívio cômico é bem utilizado aqui, servido de contra ponto para a brutalidade que toma conta da tela. Em suma, uma frase do filme resume bem o sentimento e expectativa dos fãs: “As pessoas não querem nada mirabolante e nem pensar muito; querem algo simples, violento e engraçado”.

Vai bem, obrigado

Diante disso, nessa proposta, o longa vai muito bem, obrigado. O pouco uso de jumpscares ajudou muito também na tentativa de criar aquele clima de tensão e suspense. Ademais, é mais uma mostra de que a simplicidade pode ser muito mais efetiva do que o exagero desmedido.

Portanto, o Pânico de 2022 veio e trouxe uma homenagem ao bom slasher, mesmo sem ser incrível. Só por isso, já vale a pena a sua assistida.

Onde assistir ao filme Pânico (2022)

A saber, o filme Pânico (2022) estreou nos cinemas nesta quinta-feira (13). Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Pânico (2022)

Pânico (2022): elenco do filme

Jack Quaid
Courteney Cox
Neve Campbell

Ficha técnica

Título original:  Scream
Direção: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett
Roteiro: James Vanderbilt e Guy Busick
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Ano de produção: 2021
Duração: 114 minutos
Classificação: 16 anos

Sair da versão mobile