Got Back Tour desembarcou na Cidade Maravilhosa - Foto: Divulgação
A passagem histórica de Paul McCartney pelo Maracanã em 2023
Giovanna Ribeiro
O ano de 2023 foi premiado para o público brasileiro, que recebeu uma série de turnês internacionais de lotar estádios e mobilizar a dinâmica de cidades inteiras – e até mesmo, uma visita surpresa de Beyoncé na Bahia. Mas o grande destaque do mês de dezembro, foi a turnê Get Back, do eterno Beatle Paul McCartney, que encerrou sua passagem pelo país no estádio do Maracanã, em 16 de dezembro.
Leia mais:
Paul McCartney: São Paulo presencia show fabuloso de uma lenda viva
Paul McCartney inicia a turnê Got Back para o grande público na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília
Astro Paul McCartney faz show histórico em Belo Horizonte
Longe de ser a primeira vez de Paul no Rio de Janeiro (Foi justamente no Maracanã onde, em 1990, ele quebrou um recorde mundial, ao realizar uma apresentação para 184 mil pessoas), o show, todavia, estava imerso em uma aura de mistério, gerando certa ansiedade no público. Com a presença da esposa de Paul, e transmissão ao vivo da Disney+ e Star+, muitos fãs se perguntavam o que poderiam esperar de tão especial para essa apresentação, dentre as já muito celebradas apresentações anteriores da turnê. Seria uma despedida?
A resposta que encontramos foi, felizmente, um Não. Paul realizou um show gigantesco em estrutura e impecável, levando gerações bem distintas entre si ao êxtase, em um Maracanã que emocionava – e lotado de um público também emocionado. Na plateia, nomes como Gilberto Gil, Jards Macalé e Milton Nascimento prestigiaram o astro, que explorando um repertório de Beatles, passando por Wings, bem como sua carreira solo, arriscou umas gírias em português, tais como “cariocas” e “o pai tá on”.
Homenagens
Paul prestou homenagens a John Lennon e George Harrison, e recebeu homenagens do público: Uma farra com balões coloridos durante “Ob-La-Di, Ob-La-Da” e cartazes com o “Na Na” em “Hey Jude” dominaram o estádio, que segundo o Jornal O Globo, contou com 66 mil pessoas. Um dos momentos de maior destaque, foi a performance explosiva de Live And Let Die.
E, após um show de quase 3 horas, e para responder aos boatos de sua suposta aposentadoria, aos 81 anos, Paul se despediu com um “Até a próxima”, para a alegria dos milhares de fãs presentes. A turnê Get Back passou por cinco estados brasileiros e fez ao todo, nove shows no país, incluindo um show intimista no Clube do Choro em Brasília.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Setlist do show de Paul McCartney no Maracanã
Can’t Buy Me Love
Junior’s Farm
Letting Go
She’s a Woman
Got to Get You Into My Life
Come On to Me
Let Me Roll It
Getting Better
Let ‘Em In
Nineteen Hundred and Eighty-Five
Maybe I’m Amazed
My Valentine
I’ve Just Seen a Face
In Spite of All the Danger
Love Me Do
Dance Tonight
Blackbird
Here Today
New
Lady Madonna
Jet
Being for the Benefit of Mr. Kite!
Something
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Band on the Run
Get Back
Let It Be
Live and Let Die
Hey Jude
I’ve Got a Feeling
Birthday
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Helter Skelter
Golden Slumbers
Carry That Weight
The End
Onde assistir o show de Paul McCartney
O show está disponível na íntegra, tanto no Disney+, quanto no Star+, até dia 17 de janeiro.
Giovanna Ribeiro
Jornalista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cursando especialização em Jornalismo Cultural na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Crítica de Cinema pela Academia Internacional de Cinema (AIC). Acredita na comunicação a partir dos afetos.
















































