A passagem histórica de Paul McCartney pelo Maracanã em 2023
Giovanna Ribeiro
O ano de 2023 foi premiado para o público brasileiro, que recebeu uma série de turnês internacionais de lotar estádios e mobilizar a dinâmica de cidades inteiras – e até mesmo, uma visita surpresa de Beyoncé na Bahia. Mas o grande destaque do mês de dezembro, foi a turnê Get Back, do eterno Beatle Paul McCartney, que encerrou sua passagem pelo país no estádio do Maracanã, em 16 de dezembro.
Leia mais:
- Paul McCartney: São Paulo presencia show fabuloso de uma lenda viva
- Paul McCartney inicia a turnê Got Back para o grande público na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília
- Astro Paul McCartney faz show histórico em Belo Horizonte
Longe de ser a primeira vez de Paul no Rio de Janeiro (Foi justamente no Maracanã onde, em 1990, ele quebrou um recorde mundial, ao realizar uma apresentação para 184 mil pessoas), o show, todavia, estava imerso em uma aura de mistério, gerando certa ansiedade no público. Com a presença da esposa de Paul, e transmissão ao vivo da Disney+ e Star+, muitos fãs se perguntavam o que poderiam esperar de tão especial para essa apresentação, dentre as já muito celebradas apresentações anteriores da turnê. Seria uma despedida?
A resposta que encontramos foi, felizmente, um Não. Paul realizou um show gigantesco em estrutura e impecável, levando gerações bem distintas entre si ao êxtase, em um Maracanã que emocionava – e lotado de um público também emocionado. Na plateia, nomes como Gilberto Gil, Jards Macalé e Milton Nascimento prestigiaram o astro, que explorando um repertório de Beatles, passando por Wings, bem como sua carreira solo, arriscou umas gírias em português, tais como “cariocas” e “o pai tá on”.
Homenagens
Paul prestou homenagens a John Lennon e George Harrison, e recebeu homenagens do público: Uma farra com balões coloridos durante “Ob-La-Di, Ob-La-Da” e cartazes com o “Na Na” em “Hey Jude” dominaram o estádio, que segundo o Jornal O Globo, contou com 66 mil pessoas. Um dos momentos de maior destaque, foi a performance explosiva de Live And Let Die.
E, após um show de quase 3 horas, e para responder aos boatos de sua suposta aposentadoria, aos 81 anos, Paul se despediu com um “Até a próxima”, para a alegria dos milhares de fãs presentes. A turnê Get Back passou por cinco estados brasileiros e fez ao todo, nove shows no país, incluindo um show intimista no Clube do Choro em Brasília.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Setlist do show de Paul McCartney no Maracanã
Can’t Buy Me Love
Junior’s Farm
Letting Go
She’s a Woman
Got to Get You Into My Life
Come On to Me
Let Me Roll It
Getting Better
Let ‘Em In
Nineteen Hundred and Eighty-Five
Maybe I’m Amazed
My Valentine
I’ve Just Seen a Face
In Spite of All the Danger
Love Me Do
Dance Tonight
Blackbird
Here Today
New
Lady Madonna
Jet
Being for the Benefit of Mr. Kite!
Something
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Band on the Run
Get Back
Let It Be
Live and Let Die
Hey Jude
I’ve Got a Feeling
Birthday
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Helter Skelter
Golden Slumbers
Carry That Weight
The End
Onde assistir o show de Paul McCartney
O show está disponível na íntegra, tanto no Disney+, quanto no Star+, até dia 17 de janeiro.