Pré-estreia de ‘Além do Homem’ reúne elenco e convidados em São Paulo

Giovanna Landucci

|

13 de junho de 2018

Na última segunda-feira, 11 de junho, o BLAH CULTURAL prestigiou a pré-estreia do filme Além do Homem. O evento ocorreu no hotel Staybridge, em São Paulo, contou com a presença do elenco e uma sessão especial para convidados.

Além do Homem é dirigido por Willy Biondani, que também assina o roteiro do filme ao lado de Eliseo Altunaga e Daniel Tavares. Produzido por Denise Gomes e Paula Cosenza, o longa, rodado no interior de Minas Gerais e em Paris, é estrelado por Sergio Guizé, Débora Nascimento e Fabrício Boliveira. A Bossa Nova Films assina a produção, em coprodução com Telecine.

Denise Gomes declarou estar muito satisfeita com a dedicação de todos durante a produção e ressaltou que fazer o primeiro filme de um diretor é sempre uma responsabilidade dobrada. — Além dessa responsabilidade, tenho Willy com um grande parceiro de vida. Foi realmente um grande desafio para nós fazer esse filho nascer – Declarou Denise.

Esse processo, segundo Willy, começou há bastante tempo, quando o mesmo morou no exterior e começou a enxergar a brasilidade e a aculturação, uma busca de identidade brasileira. Ele chegou a uma ideia utópica de uma alma feminina. Isso é o que o Brasil representa para ele, não feminino como identidade de gênero, mas como uma identificação de atitude afetiva e generosa que o brasileiro tem.

A partir desse conceito, nasceu a ideia de um lugar parado no tempo, que tem uma cultura tamanha e tão fértil quanto a natureza brasileira. Além do Homem foi criado em camadas de cultura e referências: tropicália, cultura pop, arte primitiva, arte indígena, Semana da Arte Moderna e outras que Eliseo Altunaga conseguiu representar.

FOTO: Giovanna Landucci / BLAH CULTURAL

O quanto do diretor existe no personagem?

É obvio que quando a gente faz um filme sobre identidade, a gente vai se refletir nessa identidade. A história do Alberto não é minha história, mas podemos traçar um paralelo entre a experiência do Alberto e a minha experiência. O filme se propõe a ser muito mais uma experiência sensorial do que uma narrativa convencional de cinema. A ideia é que ele foque em um público jovem, mais que nunca temos que criar a repercussão da necessidade de se ter utopias ao publico jovem. A gente está perdendo esse maravilhoso poder e abrindo mão de criar utopias. Andrei Tarkovsky no filme ‘Nostalgia’ tem uma frase maravilhosa que diz assim: precisamos acreditar nas pirâmides se vamos contruí-las ou não importante, mas a gente tem criado uma geração de brasileiros sem esperança. – afirma Willy.

Sobre as referências agrestes, serrado da fotografia e sotaques contidos no filme, Willy nos contou que quis representar o Brasil como um todo e pediu a cada ator que inventasse a origem de seus personagens. O serrado vem para compor um personagem que migra de um lugar que não lhe pertence, que é um nada, um vazio, um vácuo, e não existe uma relação de pertencimento entre o personagem e aquele lugar, na França. No entanto, ele insiste e chega ao Brasil com uma atitude muito masculinizada. O masculino seria esse tão atual e vivo que presenciamos no dia a dia, um misto de ambição, poder e sucesso. Por isso, propositadamente, vemos nele a representação de um terreno árido para atingir a cachoeira que representa o feminino. Que é mais verde, mais fértil, mais Brasil.

Depois da estreia no Brasil, Além do Homem será distribuído na China e, segundo diretores, terá lançamento também França, um dos locais escolhidos para filmagens. Veja as imagens do evento (FOTOS: Giovanna Landucci / BLAH CULTURAL):

::: ELENCO

Sergio Guizé / Alberto
Débora Nascimento / Bethânia
Fabrício Boliveira/ Tião
Flávia Garrafa / Rosalinda
Marilyne Fontaine / Nathalie
Stéphan Wojtowicz / Pierre
Giselle Motta / Diva
Maurício de Barros / Josué

Participações especiais: Pierre Richard, Otávio Augusto, Jai Baptista

::: FICHA TÉCNICA

Direção: Willy Biondani
Argumento: Willy Biondani
Roteiro: Eliseo Altunaga, Daniel Tavares e Willy Biondani
Produção: Denise Gomes e Paula Cosenza
Produção Executiva: Lili Bandeira
Fotografia: Olivier Cocaul
Direção de Arte: Sidney Biondani
Figurino: Marjorie Gueller
Produção de elenco: Luciano Baldan
Som Direto: Luciano Raposo
Montagem: Isabelle Rathery e Umberto Martins
Edição de Músicas: Diana Vasconcellos
Edição de Som: Daniel Sasso, Fábio Gonçalves, Fernando Werneck, Gustavo Vasconcelos
Mixagem: Toco Cerqueira
Trilha Sonora Original: Egberto Gismonti
Produção: Bossa Nova Films
Coprodução: Telecine
Distribuição: Imagem Filmes
Patrocínio: CPFL/SABESP
Apoio: Instituto CPFL, MACT PRODUCTIONS, LOC ALL

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman