Prêmio Felix | Confira os vencedores da premiação dedicada a filmes de temática LGBT

Wilson Spiler

|

7 de outubro de 2014

Na noite desta segunda-feira, dia 6, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil a cerimônia de entrega dos prêmios Felix, dedicados a filmes de temática LGBT dentro do Festival do Rio. O cineasta Aluizio Abranches e a atriz Julia Lemmertz foram os mestres de cerimônia da noite.

O presidente do júri, Wieland Speck, anunciou o primeiro troféu da noite, o Prêmio Especial do Júri, para o longa australiano “Toda Terça-Feira”, de Sophie Hyde.

Em seguida, foi a vez do deputado federal Jean Wyllys anunciar o escolhido como Melhor Documentário, o brasileiro “De Gravata e Unha Vermelha”, de Miriam Chnaiderman. O prêmio foi recebido pelo ator, poeta e bailarino Bayar Tonelli, um dos personagens retratados no longa.

"De Gravata e Unha Vermelha" foi um dos vencedores (Foto: Divulgação)

“De Gravata e Unha Vermelha” foi um dos vencedores (Foto: Divulgação)

Por fim, o ator Mateus Solano revelou o premiado como Melhor Ficção, o grego “Xenia”, de Panos H. Koutras. A produtora Marie-Pierre Macia recebeu o troféu.

Este ano foi a primeira edição do prêmio Felix. A logomarca do prêmio foi criada pelo designer Cristiano Terto e o troféu, pelo artista plástico Rodrigo Cardoso.

Foram levados em conta as melhores narrativas, em documentário e ficção. Ou seja, o prêmio quer reconhecer os filmes que tenham mais qualidade, não os mais gays.

Prêmio Felix recebeu esse nome por seu significado: “feliz”, “afortunado”, “alegre”, em Latim.

Todos os vencedores terão exibição especial nesta quarta, no CCBB:

14h – Algo a Romper (expectativa)
16h – Xenia (expectativa)
18h20 – De Gravata e Unha Vermelha (premiere brasil /mostra retratos)

Confira os trailers:
“Toda terça-feira”

“De gravata e unha vermelha”

“Xenia”

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman