A cantora Rafa Laranja vem conquistando o seu espaço no mundo do samba e do pagode com uma voz marcante, mas também cheia de personalidade e alegria. Com um carisma contagiante e na companhia inseparável do seu pandeiro, completou recentemente 15 anos de carreira.
Nascida em Santos, a música sempre esteve presente na sua vida. Ao longo de sua trajetória, já dividiu palcos com grandes nomes da música. Uma estrada que trouxe amadurecimento e preparo para seu crescimento artístico.
Então, para aproveitar essa data tão importante de sua carreira, a cantora Rafa Laranja conversou com o ULTRAVERSO recentemente, em um bate-papo sobre sua trajetória e as novidades que vêm pela frente.
Leia também:
Rafa Laranja lança álbum acústico com clássicos de samba e pagode
Em parceria com Rael, Manda solta o verbo em ‘Fantoche’: OUÇA!
‘Baile da Thami’: projeto da cantora abre espaço para artistas pretos independentes
Rafa Laranja: Foi uma trajetória linda movida pelo amor e sempre trazendo comigo muita gratidão no coração por todas as conquistas, aprendizado e por superar todos os obstáculos dessa caminhada!
Acredito tbm que ninguém passa ileso nesta vida e que os altos e baixos fazem parte da caminhada, porém o que te diferencia é como você se comporta diante disto! Procuro sempre manter a serenidade e acredito no propósito Divino! Desistir? Nunca foi uma opção! 🧡
Rafa Laranja: A minha cidade tem o samba muito presente na sua história e até hoje o movimento acontece fortemente. Inclusive, a título de curiosidade, lá pela década de 50, o carnaval santista foi referência para o paulista e carioca! Além disso, temos também grandes compositores e artistas do nicho que surgiram de lá. Por exemplo: Luiz Américo, Sombrinha (ex-Fundo de Quintal), Roda de Samba da Melhor Qualidade, Grupo Tempero, entre outros!
Quanto à escolha, eu digo que fui escolhida! Algumas coisas a gente não consegue explicar! Só sei que é amor e que grita dentro de mim!
Rafa Laranja: A paixão! Sempre que pensava ir pra outro lugar, mais eu era atraída pela música! A advocacia aconteceu pela crença familiar de que eu deveria buscar uma “profissão” que pudesse me dar estabilidade!
Mas a verdade é que a gente é muito jovem pra escolher o que vai fazer pelo resto da vida! Na época foi um grande conflito entre a razão e a emoção! Ainda bem que escolhi o caminho do amor!
Rafa Laranja: Foi maravilhoso poder levar pra eles um pouco da nossa cultura! Eles amam a música brasileira! Me trataram com muito carinho e respeito! Uma experiência única! Uma troca preciosa de cultura, hábitos e muita música!
Rafa Laranja: Elis Regina, sem sobra de dúvidas, foi uma das maiores artistas que esse país já viu e ouviu! Tinha uma musicalidade ímpar e uma interpretação visceral! Impossível não se apaixonar! Fora o bom gosto para escolha de repertório! Não à toa foi a responsável por revelar e destacar tantos artistas, como: João Bosco, Renato Texeira, Belchior, Fátima Guedes.
Algumas outras influências minha são: Leny Andrade, Djavan, Ivone Lara, Noel Rosa, João Nogueira, Chico Buarque, Emílio Santiago, Ivete Sangalo…
Rafa Laranja: Com certeza aconteceram várias mudanças durante esse período, e elas são visíveis! Meu primeiro álbum tem uma característica mais underground, sem qualquer perspectiva comercial e eu ainda era a Rafaella Laranja.
Durante a pandemia aconteceram muitas mudanças internas e externas, que resultaram na minha nova identidade visual e num trabalho com uma linguagem e uma proposta mais atual e o surgimento da Rafa Laranja! Com certeza mais desprendida, mais madura e mais feliz! Estou amando tudo isso!
Rafa Laranja: A pandemia foi uma virada de chave! Foi sair da bolha e olhar um mundo de possibilidades! Hoje o meu trabalho é focado em ampliar meu público levando meu pagode pra varias regiões do Brasil! Com certeza, pra esse ano, vem mais um lançamento! Aguardem.
Rafa Laranja: Já é a segunda vez que tenho a oportunidade de me apresentar no bar do Zeca Pagodinho no Rio de Janeiro! Com certeza é uma oportunidade maravilhosa e divina de realizar meu sonho de levar a minha música cada vez mais longe!
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Então você é artista e acha que não tem muito espaço? Fique à vontade para divulgar seu trabalho na coluna Contra Maré do ULTRAVERSO! Não fazemos qualquer distinção de gênero, apenas que a música seja boa e feita com paixão!
Além disso, claro, o (a) cantor(a) ou a banda precisa ter algo gravado com uma qualidade razoável. Afinal, só assim conseguiremos divulgar o seu trabalho. Enfim, sem mais delongas, entre em contato pelo e-mail guilherme@ultraverso.com.br! Aquele abraço!