Ratched Netflix

‘Ratched’ (Netflix): 1ª temporada tem bela estética, mas trama arrastada

Jorge Feitosa

|

10 de maio de 2021

Quando foi lançado em 1975, o filme americano Um Estranho no Ninho se tornou um marco na história do Oscar ao vencer suas principais categorias: melhor filme; diretor (Milos Forman); roteiro (Lawrence Haubem e Bo Goldman); ator principal (Jack Nicholson); e atriz principal (Louise Fletcher).
Baseado no romance de Ken Kesey, a enfermeira Ratched, principal antagonista do filme se tornou uma referência ao personificar o abuso de poder e autoridade em instituições para doentes mentais. E a interpretação de Fletcher, que lhe deu mais humanidade, a transformou em uma das vilãs mais memoráveis da história do cinema.

Apuro estético

Com base nessa personagem e outros criados por Kesey, o roteirista Ewan Rowansky criou um piloto quando ainda era estudante. Assim, conseguiu entregá-lo nas mãos do produtor Ryan Murphy. O resultado é Ratched, série original da Netflix que conta a origem da enfermeira.
Com uma produção belíssima, o seriado possui um inegável apuro estético em seus cenários, bem como enquadramentos de câmera e figurinos que remetem imediatamente aos grandes clássicos do suspense da Era de Ouro do cinema americano. Não por acaso, a trilha sonora do compositor Bernard Herrmann, parceiro de Alfred Hitchcock, é fartamente utilizada.
E tudo funciona muito bem na primeira metade da temporada. Com Sarah Paulson, musa de Murphy, dando o show de sempre no papel principal e entregando uma personagem metódica, mas ainda assim terna ao proteger aqueles com quem partilhou uma vida de abusos.

Ratched Netflix

Foto: Saeed Adyani/Netflix

Excesso de episódios

O problema está no excesso de episódios. Isso faz com que a trama se arraste até seu final, perdendo boas chances de experimentação. Como a passagem do teatro de marionetes que poderia funcionar perfeitamente sem intercalar cenas com atores, por exemplo.
E apesar de todo o elenco funcionar muito bem, parte dos personagens parece estar lá só pra morrer e esticar a narrativa. Às vezes de forma tão gratuita que suas mortes chegam a ser impagáveis.
Ao fim, a 1ª temporada de Ratched seria bem melhor se tivesse dois ou três episódios a menos ou se fosse criada como uma minissérie. Mas, pra quem curte uma produção requintada, vale a assistida.
Vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer da série ‘Ratched’ (Netflix)

[youtube v=”eE8HtX0GwfI”]

Ficha Técnica

Título original: Ratched
Temporada: 1
Episódios: 8
Duração: 55 minutos cada episódio
Data de estreia: sex, 18/09/20
Roteiro: Ryan Murphy
Elenco: Sarah Paulson, Finn Wittrock, Cynthia Nixon, Jon Jon Briones, Charlie Carver, Judy Davis, Sharon Stone
Onde assistir à série ‘Ratched’: Netflix
País: EUA
Idioma: Inglês
Gênero: suspense, drama, thriller psicológico
Ano de produção: 2020
Classificação: 18 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
7
Créditos Intergalácticos

Créditos Galáticos: 7

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme