REVIEW | ‘Lara Croft GO’ surpreende e capta a essência de Tomb Raider

Pedro Morel

|

13 de dezembro de 2016

<To go further on this review in english version, CLICK HERE>

Produzido pelo estúdio Square Enix Montréal, Lara Croft GO é um jogo de puzzle por turnos que consegue captar a essência da franquia Tomb Raider. Assim como seu antecessor, Hitman GO, o game funciona como um jogo de tabuleiro no qual o jogador pode dar um passo de cada vez, sendo preciso pensar em que ordem e para onde ir. Ao passo que o jogador vai progredindo pela história, a dificuldade dos níveis aumenta gradativamente e de forma natural, sempre apresentando uma nova mecânica que torna o jogo mais complexo.

Um aspecto definitivamente positivo do game é a forma como ele aproveita inúmeros elementos simbólicos da franquia Tomb Raider para tornar o jogo mais participante do universo de Lara Croft. Com isso, não faltarão abismos, alavancas, tesouros, tochas e cenários inóspitos que irão tirar o fôlego. Há também vários tipos de inimigos pelo jogo, cada um com uma maneira específica de se comportar, cabendo ao jogador compreender essas mecânicas a fim de superar as adversidades. Apesar do foco principal nos puzzles de cada nível, o jogo também dispõe de uma pequena trama de fundo, tornando claro os objetivos e dando mais significado à cada pequena vitória.

Toda essa conjuntura é maravilhosamente acompanhada pelo design do game. Com um estilo low-poly que dá ao game ares de retrô – chegando a lembrar Pitfall em alguns momentos – o jogo impressiona em cada pequeno detalhe, das montanhas e estruturas no fundo da paisagem até os pequenos movimentos de Lara Croft durante sua aventura. Outro elemento encantador é a trilha sonora do jogo, que se adequa aos momentos da história e é absurdamente boa; digna de ser acompanhada dos elementos visuais.  São justamente esses pequenos aspectos que diferenciam um jogo meramente “bom” de Lara Croft GO.

Outro ponto que favorece a jogabilidade é o fato dos puzzles serem desafiadores, mas não impossíveis. Esse fato torna suscetível uma jogatina fluída e sem muitos estresses; capaz de manter o jogador imerso nesse pequeno universo por longos períodos de tempo. Já para aqueles que não estão acostumados com jogos de quebra-cabeça ou que eventualmente se deparem com alguma dificuldade latente, não há a necessidade de procurar a resposta no youtube ou em qualquer outro site. O game possui um sistema de dicas que guia o jogador pelo nível de forma interativa, mas não é recomendado usá-lo sem pensar muito, isso seria estragar uma das principais diversões do jogo.

O game também dispõe de inúmeros colecionáveis que são obtidos ao quebrar jarros de cerâmica que ficam escondidos pelo cenário de cada nível. Quando determinados artefatos são coletados, o jogo desbloqueia skins para Lara Croft usar no jogo.  Isso, além de estimular o jogador a repetir algumas fases depois de um tempo, representa uma boa notícia para aqueles que curtem platinar um jogo no PS4, pois fora esses colecionáveis, todos os outros troféus são obtidos quase que naturalmente pela progressão na história.

Quando determinados artefatos são coletados, o jogo desbloqueia skins!!!

Início, meio e fim são bem demarcados nos 5 capítulos do modo história do jogo, incluindo ainda uma boss fight épica e desafiadora. Há também dois capítulos extra, sendo um deles exclusivo pelos próximos três meses apenas para PlayStation 4 e PS Vita. Entre as outras plataformas que disponibilizam o game pode-se citar iOS, Android, Windows Phone, PC, Mac e Linux.

Em suma, Lara Croft GO diverte e surpreende qualquer jogador, seja ele já um fã da franquia ou um desconhecedor total. Juntamente com Monument Valley, o jogo se consagra como um dos expoentes do gênero, digno de fazer parte do universo de Tomb Raider e merecedor de seu tempo e dinheiro.


 

GALERIA

Pedro Morel

Um quase estudante de engenharia mecânica. 17 anos. Carioca. Admirador do Carl Sagan. Toca piano e joga video-game nas horas vagas enquanto espera ansiosamente por The Last of Us 2.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman