Rio das Ostras Jazz e Blues Festival chega ao seu 11º ano
Stenlånd Leandro
O “Rio das Ostras Jazz & Blues Festival”, escolhido por críticos como o melhor festival de Jazz da América Latina, chega a sua décima primeira edição entre os dias 29 de maio e 02 de junho. O festival faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro e reúne pessoas de todo mundo, atraídas pelo festival, além da beleza e charme que a cidade de Rio das Ostras oferece aos seus visitantes. O objetivo é levar a boa música a todos que passam pela cidade e fazer isso de uma forma democrática, sendo um evento gratuito, que ocorre em céu aberto, tendo como background as paisagens locais.
Nos cinco dias do festival serão apresentadas 28 bandas de Jazz e Blues, nos palcos montados em pontos estratégicos. No total são 4 palcos espalhados pela cidade. O festival promete transformar a cidade na “Cidade do Jazz e Blues” por estes dias, com mais de 60 horas de apresentações, uma boa oportunidade para se envolver com uma boa música e aproveitar o feriado na praia. Este ano o festival estima a presença de 120 mil pessoas.
Cada palco do evento possui suas características próprias. Na Costazul se encontra o palco principal, que é o maior do evento, além da praça de alimentação, telão e 25 restaurantes. Já na Praia da Tartaruga o palco se localiza em cima de uma pedra na frente do mar e o público assiste ao show ao lado de um por do sol na praia. Na Lagoa do Iriry o público e o artista dividem o mesmo espaço em um anfi-teatro. Já no Centro de Rio das Ostras os shows são realizados em uma concha acústica de frente para o mar.
As apresentações acontecem às 11h15 na Praça São Pedro, localizada no Centro, às 14h15 na Lagoa do Iriry, às 17h15 na Praia da Tartaruga e às 20h na Costazul. Na Costazul há ainda a Casa do Jazz, aonde se localiza o espaço principal, no qual os visitantes podem encontrar uma esposição de fotos e biografias de importantes músicos do gênero, praça de alimentação, telão lateral com a transmissão dos shows ao vivo e pontos de venda de CDs, revistas e camisetas.
Uma das primeiras bandas a se apresentar no evento foi a “John Primer & The Real Deal Blues Band”, que se apresentou na Lagoa do Iriry ontem (30). A banda mistura diversos estilos de Jazz, buscando as raízes da música, assim como atribuindo novos elementos à ela. É comum observar a fusão do jazz com outros estilos nas novas bandas de Jazz, o que é chamado de “Jazz fusion”, e acompanhamos esta mistura de gêneros ao longo do festival.
A banda “John Primer & The Real Deal Blues Band”, uma das favoritas no festival, veio de Chicago e em seu primeiro show cativou o público. O baterista Jason conversou com a nossa equipe e relatou como está sendo uma grande experiência tocar no Brasil. Segundo ele, a banda passou por Vitória e chegou ao Rio de Janeiro para o festival. Jason destaca que foram recebidos com muita alegria e energia pelas pessoas durante a apresentação e o quanto é gratificante receber este retorno de seu público.
Outro ponto que o baterista não deixou de destacar são as belezas visuais do Brasil, com praias paradisíacas. Jason, em sua primeira vez no Brasil, não deixou de demonstrar seu encanto pela cidade de Rio das Ostras.
“The Real Deal Blues Band” se despede do Brasil hoje (31), mas esperam retornar no próximo festival. Parte da banda retorna à Chicago, enquanto a outra parte segue para a Suíça, dando continuidade à turnê. A banda tem John Primer como vocalista, Jason na bateria, Russ Green na harpa, John Primer na guitarra e Melvin Smith no baixo.
Programação para este final de semana:
Sábado
Praça São Pedro – 11h15 – Vagner Faria.
Lagoa do Iriry – 14h15 – Leo Gandelman com Charlie Hunter.
Praia da Tartaruga – 17h15 – Christian Scott.
Costazul – 20h – Will Calhoun Ensemble com Donald Harrison. Scott Henderson Trio. Victor Wooten Band. Lucky Peterson com Tamara Peterson.
Domingo
Praça São Pedro – 11h15 – Fernando Vidal Trio.
Lagoa do Iriry – 14h15 – Scott Hederson Trio.
Praia da Tartaruga – 17h15 – Vernon Reid & Masquec com Maya Azucena.