RJ| Fotógrafa é voyeur de banho alheio
Anna Cecilia Fontoura
A exposição BOX, que pode ser conferida no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio, a partir de hoje (01/05), revela o inusitado olhar da fotógrafa Anna Clara Carvalho sobre o rotineiro banho. Com a curadoria de Mickele Petruccelli Pucarelli e intervenção artística de Lucas Canavarro, a mostra compartilha a ideia de Anna Clara que o banho é a dança da intimidade. Além disso, a questão permanente das relações entre público e privado e o encantamento por corpos também estão presentes na primeira exposição da fotógrafa.
“Mediar uma situação tão pessoal, experimentando, junto aos fotografados, o que de imagem esses encontros gerariam, acabou se dando como uma forma de entender a poesia, o fluxo de cada corpo” – explica Anna Clara Carvalho.
A superexposição da privacidade de famosos e pessoas comuns nas redes e sites serviu de inspiração para BOX. Em 2011, a fotógrafa alugou um quarto de motel por um dia e lá fotografou 10 amigos e semi-desconhecidos tomando banho. Como nossos corpos tomam banho? Os movimentos mudam quando alguém nos olha? O resultado sugere que o enfrentamento da câmera moveu sentimentos diferentes nos personagens e criou uma nova plasticidade para a privacidade.
“BOX se pretende, sobretudo, como um trabalho de generosidade do olhar” – esclarece a fotográfa.
Ficou curioso(a)? A exposição pode ser conferida gratuitamente no CCJF até 08 de junho.
Vale destacar que a exposição é indicada somente para maiores de 18 anos.
EXPOSIÇÃO BOX – Anna Clara Carvalho
CCJF (Gabinete de Fotografia) – Avenida Rio Branco 241 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
De 01 de maio a 08 de junho (terça a sábado de 12h às 19h)
Entrada Gratuita
FICHA TÉCNICA
Curadoria: Mickele Petruccelli Pucarelli
Instalação: Lucas Canavarro
Fotografados: Beatriz Goldenberg, Caio Riscado, Débora Salles, Erick Dau, Fred Araújo, Gunnar Borges, Luana Correia, Manuela
Penque, Ricardo Soares e Taianã Mello