Rock Brasil 40 anos

Ação marca o lançamento do projeto ‘Rock Brasil – 40 anos’

Wilson Spiler

|

13 de julho de 2021

Há 40 anos, na década de 80, o movimento Rock Brasil, tão marcante em nossa cultura, fincava os pés no Rio de Janeiro. Mais especificamente na praia do Arpoador, local onde ergueu-se a primeira lona do Circo Voador, casa de shows ícone para toda uma geração.
Essa trajetória que trouxe um grande legado cultural, social e artístico para o país será homenageada a partir de julho pelo projeto itinerante Rock Brasil – 40 anos.
A saber, o Rock Brasil – 40 anos passará pelas quatro sedes do CCBB no país – Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília -, além da Marina da Glória (RJ) e Memorial da América Latina (SP), com uma extensa programação que inclui shows, cinema, teatro, exposição de fotos, artes plásticas e gastronomia.

Datas do Rock Brasil – 40 anos

Aliás, o pontapé inicial acontece em julho, com uma grande ação visual e interativa. Montado desde o dia 9, um estúdio de vidro em pleno Parque Garota de Ipanema (RJ) apresenta instrumentos que levam os visitantes a uma viagem sonora, apresentando a playlist do Rock Brasil.
Através de QR Code, o público tem acesso a conteúdos exclusivos como filtros para postagem nas redes, músicas e o Quiz. Somente no dia 13/07, data na qual comemora-se o Dia Mundial do Rock, o projeto se revela, com marcas do evento e informações completas através do QR Code.
Portanto, a estreia do evento será no Rio de Janeiro, no dia 6 de outubro, com programação até 1º de novembro. As comemorações retomam em 2022, começando por BH, depois SP e com encerramento previsto para Brasília.
O Rock Brasil – 40 anos proporcionará um mergulho profundo na história, simbologia e manifestações do gênero musical. Deste modo, o público será impactado por experiências múltiplas e poderá se debruçar não apenas na história dos artistas que deram a identidade brasileira ao Rock N’ Roll vindo do Reino Unido e Estados Unidos, mas também conhecer uma das manifestações artísticas e culturais mais relevantes do país no último século.

Encontros históricos

O melhor do rock nacional, sucesso na década de 80 e ativo até os dias de hoje, estará presente na programação do festival. Estão confirmadas bandas e artistas como Barão Vermelho, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Ira!, Biquini Cavadão, Frejat, Paulo Ricardo, Humberto Gessinger, Fernanda Abreu, Arnaldo Antunes, Marina Lima, George Israel, Leo Jaime, Rodrigo Santos, Plebe Rude, Dinho Ouro Preto, Evandro Mesquita, Leoni, Nando Reis e Capital Inicial.
Além disso, a grade contará com apresentações no formato pocket com artistas como Fausto Fawcett, Edgard Scandurra, Uns e Outros, Claudio Zoli, Toni Platão, Paulinho Moska, Picassos Falsos e Inocentes.

Palestras

O jornalista Nelson Motta ministrará palestras sobre a importância, qualidade e diversidade do Rock Brasil, apresentando um panorama geral sobre o tema. Sucessos de bilheterias, filmes relacionados ao tema serão exibidos ao público, assim como espetáculos musicais. Um grande acervo da fotógrafa Cristina Granato, que durante anos registrou os shows e bastidores de grandes estrelas da música brasileira, também contemplará a programação, através de exposições temáticas.
Os artistas plásticos Luiz Stein e Zé Carratu, que tiveram ascensão nos anos 80, apresentarão trabalhos visuais que retratam a época. Na gastronomia, sucos de fruta e sanduíches naturais, inspirados na Barraca do Pepê, de propriedade do ídolo do esporte e ícone da alimentação saudável, estarão à disposição do público.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

SERVIÇO: ROCK BRASIL- 40 ANOS

CCBB: 06 de outubro a 01 de novembro de 2021 (RJ); 26 de janeiro a 21 de fevereiro de 2022 (BH); 23 de março a 21 de abril de 2022 (SP); 10 de maio a 05 de junho de 2022 (DF)
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA: 23 de março a 21 de abril de 2022
MARINA DA GLÓRIA/RIO DE JANEIRO: 20 a 24 de abril de 2022

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman