Coletiva | Rio 2
Anna Cecilia Fontoura
Em meio à natureza, no Parque Lage, na capital fluminense, rolou na tarde de hoje (17/03) a coletiva de imprensa do filme Rio 2. Estavam presentes o ator Rodrigo Santoro (dublador do personagem Tulio), o diretor e roteirista Carlos Saldanha, o produtor musical Sérgio Mendes e o músico Carlinhos Brown.
A nova animação, que durou mais de 3 anos para ficar pronta, começou a ser desenvolvida com apenas 2 meses após o bem-sucedido lançamento de “Rio”. Segundo o diretor, deu muito trabalho para recriar através de computação gráfica o ambiente real da Amazônia. “Foram 6 meses preparando só a cena das corredeiras” – explicou Carlos Saldanha.
Enquanto no primeiro longa a história se passa no Carnaval e na Cidade Maravilhosa, em Rio 2 o Brasil é o homenageado. Além da Amazônia, o filme também passa por Minas Gerais, Brasília e até em Salvador (de acordo com o diretor, a capital baiana é recriada só para homenagear Carlinhos Brown). “A ideia é poder realizar a viagem pelo Brasil também musicalmente.” – revelou Sérgio Mendes. Ritmos tipicamente nacionais como Carimbó e Maracatu são encontrados na animação. “A inspiração musical é 100% brasileira” – garantiu Carlos Saldanha. Já Carlinhos Brown, que compôs para a trilha sonora, destaca que a música teria que buscar inspiração na preservação da arara azul. “O mais desafiador foi fazer algo entre a ópera e os ritmos populares brasileiros”- confessou o músico baiano.
Rodrigo Santoro revelou uma curiosidade nos bastidores de Rio 2. Ele confessou ter se empolgado tanto na hora de interpretar o ornitólogo que chegou a “bater asas” na frente do microfone enquanto tentava falar “passarinhês”. O ator contou também o que mais admira em Tulio: “ É um personagem bonito, ele acredita que conversa com os pássaros. Essa pureza dele deveria ser conservada no mundo de hoje”.
A conscientização sobre a proteção do meio ambiente é algo que a animação visa enfatizar. “O filme que escrevi é um sonho de uma realidade que eu gostaria que acontecesse. Estarei satisfeito se houver a curiosidade sobre o que é Amazônia, o que é Arara Azul, nessa geração de crianças” – confessou Carlos Saldanha. Já Carlinhos Brown ressaltou o cunho educativo do filme, mas destacou que isso não é o suficiente. “Não adianta só levar as crianças para assistir essa obra rara no cinema”.
Rio 2 estreia nos cinemas no dia 27 de março.