Sanguessugas Uma Comédia Marxista sobre  Vampiros crítica do filme 45ª Mostra de São Paulo SP 2021

‘Sanguessugas – Uma Comédia Marxista sobre Vampiros’: e se a burguesia fosse composta por vampiros?

Ana Rita

|

1 de novembro de 2021

“Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas” – Karl Marx

A super engraçada comédia Sanguessugas: Uma Comédia Marxista sobre  Vampiros (Blutsauger) se passa em 1928 (ou pelo menos um paralelo de 1928 com elementos dos dias de hoje), onde acompanhamos o jovem Ljowushka (Aleksandre Koberidze), um ator soviético que sonha  trabalhar em Hollywood e se envolve com a rica e aristocrata Octavia (Lilith Stangenberg). Tudo isso em meio a um mundo de vampiros, que, como a burguesia, sugam o sangue do proletário, literalmente ou não.

Aristocratas são vampiros

Com direção de Julian Radlmaier, Sanguessugas inicia com um clube do livro que discute “O Capital”, uma das obras mais famosas de Karl Marx e uma das mais importantes do socialismo. Eis que surge a indagação por um dos membros do clube. A burguesia e aristocracia seria uma comunidade de vampiros? A burguesia suga o trabalho como quem suga sangue, tipo vampiros.

O filme é cheio de diálogos carregados de teoria marxista e discussões acerca da aristocracia, sua posição na sociedade e seu acúmulo de capital, dominando, assim, os demais. Esse debate se prolonga por toda obra, não se limitando às cenas do clube do livro, mas chegando também aos membros da burguesia, se estendendo em uma discussão de prós e contras do sistema capitalista, com muito humor.

A inserção dos vampiros não é feita com muito mistério ou terror. Tudo é rico de comédia e sátira, como a presença de cabeças de alho no quarto do assistente pessoal de Octavia.

Ljowushka conhece Octavia na praia, durante uma caminhada, e este se apresenta para a aristocrata como um barão. Portanto, outro membro dessa classe. No entanto, Ljowushka é um ator fugido da União Soviética, que, após um incidente com Stalin no filme Outubro, de Sergei Eisenstein, é cortado do longa e foge. Sendo um mero ator, Ljowushka não é um barão, não é burguês. Dessa forma, não é um vampiro, como Octavia.

O falso barão não tem conhecimento da existência real desses vampiros. Apaixonado por cinema e frustrado com seu não-papel no grande filme do cinema soviético, resolve gravar uma película sobre vampiros. Contudo, para isso, precisa de investimento de Octavia, que não só financia, mas também atua.

Amor proibido

O envolvimento entre Ljowushka e Octavia vai se tornando um amor proibido. Isso porque, além da grande diferença de classes sociais, ele é um mortal, e ela, uma rica vampira. Mesmo quando tentam intervir e mostrar a realidade para o jovem ator, esse nega que a amada seja uma vampira, e acredita que pode salvá-la desse mundo da aristocracia.

O grande amor proibido é o principal impulsionador do terceiro ato, conduzindo uma tentativa de conscientização e combate em relação a esses vampiros e essa mortal burguesia.

Revolução de 1917

Com a Revolução Russa em 1917, mudanças políticas e culturais foram iniciadas. Dentro de um contexto fortemente político e de desenvolvimento da linguagem cinematográfica, temos o importantíssimo diretor Sergei Eisenstein, que contribuiu e ajudou a formular a ideia de montagem no cinema, definindo-a em cinco tipos. O contexto de fortes mudanças é onde Sanguessugas: Uma Comédia Marxista sobre  Vampiros está inserido, com direito a recriação da famosa cena de Eisenstein montando o filme.

Entretanto, o longa parece não ter uma cronologia bem definida, no sentido de onde se insere, devido a uma direção de produção e de arte que brinca com roupas, acessórios e objetos de cenário que, certamente, não existiam em 1928, como caminhonetes e motos.

A obra relembra e põe em questão algumas mudanças com a revolução de 1917, trazendo uma discussão de modo divertido, mas bem inteligente dentro desse meio de vampiros.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Sanguessugas: Uma Comédia Marxista sobre  Vampiros

https://www.youtube.com/watch?v=zDAhpxLjg_M

Sanguessugas: Uma Comédia Marxista sobre  Vampiros: elenco do filme

Alexander Koberidze
Lilith Stangenberg
Alex Herbst
Corinna Harfouch
Andreas Döhler

Ficha Técnica

Título original do filme: Blutsauger
Direção:
Julian Radlmaier
Roteiro: Julian Radlmaier
Onde assistir ao filme Sanguessugas: Uma Comédia Marxista sobre  Vampiros: Mostra de SP 2021
País: Alemanha
Duração: 125 minutos
Gênero: comédia
Ano de produção: 2021
Classificação: 12 anos

Ana Rita

Piauiense, nordestina e estudante de Arquitetura, querendo ser cinéfila, metida a crítica e apaixonada por cinema, séries, arte e música. Siga @trucagem no Instagram!
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman