‘Scooby! O Filme’ é pura nostalgia e diversão

‘Scooby! O Filme’ é pura nostalgia e diversão

“Scooby-Doo e sua turma precisa se unir a outros personagens do universo Hanna-Barbera para salvar o mundo de Dick Vigarista e seus planos malignos.”

Esta é a sinopse de Scooby! O Filme (Scoob!). Apesar de focada (obviamente) em Scooby-Doo e a turma da Mystery Inc (ou Mistério S/A), a produção em um 3D bastante vivo e colorido se faz surpreendente pelo que, a princípio, parecem ser alguns crossovers com outros personagens da Hanna Barbera, mas que, com o desenrolar, demonstram que a intenção pode ir bem além disso. Tudo isso. Fica logo o aviso: não deixem de ver os créditos finais.

O longa funciona antes de tudo como um misto de fresh restart e atualização da franquia Scooby-Doo, trazendo a reboque nessa empreitada uma série de outros personagens da Hanna Barbera.

Scooby e cia

O início se dá contando a origem do grupo: o encontro e estabelecimento da amizade entre Salsicha e Scooby – iniciada com comida, é claro – e em seguida dos demais integrantes da Mystery Inc, Fred, Daphne e Velma, todos ainda crianças.

Depois de uma rápida sequência demonstrando o crescimento dos personagens resolvendo casos ao longo de anos, chegamos ao tempo atual, com todos adultos e a Mystery Inc estabelecida. Seus visuais levemente ajustados para os padrões atuais – mas que ainda mantêm as calças boca-de-sino do Salsicha sem maiores explicações.

Nesse ponto, temos a divertida participação especial de Simon Cowell (dos “Got Talents” e X Factor), mas que acaba gerando talvez o maior buraco em toda história: ele coloca em xeque qual é o papel de Salsicha e Scooby dentro da Mistery Inc.

E, apesar de serem amigos e estarem resolvendo casos juntos há anos, os demais não sabem dizer, e levam o filme todo para descobrir.

scooby o filme crítica

Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação

Visual moderno

Daí a história se desenrola, trazendo um abobalhado e quase desnecessário Falcão Azul Jr e Bionicão como coadjuvantes, e estabelecendo Dick Vigarista como o vilão. Também com seus visuais devidamente atualizados, temos em Dick Vigarista o único que pareceu descaracterizado.

Mostrando com uma compleição corpulenta e um grande queixo quadrado, o personagem perdeu o ar “muquirana” que lhe é tão característico, e que tão bem combina com a personalidade dele. Aliás, junto de seus ajudantes mini-robôs “transformers”, Dick vigarista causou uma forte sensação de Gru e Minions feelings. Mas acaba funcionando dentro do longa.

Fica o destaque para a repaginação da nave do Falcão Azul, a Falcon Fury, e para a nave do Dick Vigarista, brilhantemente inspirada no design de seu carro em Corrida Maluca. Destaque também para a aparição rápida e divertida do Capitão Caverna, com um visual que caiu muito bem e deixou uma curiosidade em ver mais dele e de seu background.

scooby o filme

Foto: Warner Bros. Pictures / Divulgação

Episódio esticado

Scooby! O Filme consegue ser divertido, nostálgico e talvez tenha até conseguido atualizar a fórmula para o público infantil atual. Então pode-se dizer que tem-se um saldo positivo. Mas infelizmente, o longa tem suas falhas.

A principal é não conseguir balancear o desenvolvimento da história com o tanto de conteúdo e referências que deseja mostrar. Fica a sensação de termos um episódio “esticado” e, ao mesmo tempo com muita coisa apresentada de forma “jogada”.

Entretanto, Scooby! O Filme traz algo mais que surpreende e empolga, ao menos para as “crianças” que estão aí na faixa de seus 30 ou 40 anos. Além disso, ao que parece, há uma forte intenção de estabelecer um HBCU (Hanna Barbera Cinematic Universe), o que fica bem claro com o epílogo composto pelo início dos créditos finais, sendo mostradas participações e crossovers com diversos outros personagens HB. Torçamos!

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Título original: Scoob!
Direção: Tony Cervone
Elenco: Will Forte, Mark Wahlberg, Jason Isaacs, Gina Rodriguez, Zac Efron, Amanda Seyfried, Kiersey Clemons, Ken Jeong, Tracy Morgan, Frank Welker
Distribuição: Warner
Data de estreia: sex, 15/05/20
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, animação
Ano de produção: 2020
Duração: 93 minutos
Classificação: Livre

8.6
Créditos Galáticos
Créditos Galáticos: 8
4 user votes x 8.8
TAGS
Compartilhe