Seguindo todos os protocolos crítica do filme 2022

Foto: Divulgação

‘Seguindo Todos os Protocolos’ diverte de forma crua e crível

Wilson Spiler

|

24 de junho de 2022

Foi da solidão do isolamento social na fase mais aguda da pandemia que nasceu o filme Seguindo Todos os Protocolos, primeiro longa solo que o recifense Fábio Leal dirige. Mas a película vai além de ser apenas sobre o momento da Covid-19. De acordo com o próprio diretor, “é também outras ‘solidões’ contemporâneas”. E é mesmo.

O filme, como dito anteriormente, se passa em meio à pandemia da Covid-19 que assolou o mundo e que já trouxe quase 700 mil mortes ao Brasil. Após ficar 10 meses sozinho em quarentena, Francisco, interpretado pelo próprio Fábio Leal, vive uma turbulência no seu relacionamento. Não podendo se encontrar com seu amado, eles acabam se desentendo e seu parceiro confessa que está transando com outras pessoas.

Francisco, então, na solidão de seu lar, tenta encontrar alguém para saciar seu desejo de transar. Começam assim algumas tentativas de encontro. Aí entra a comédia, onde o tesão se transpõe à reponsabilidade que fazia o personagem seguir todos os protocolos contra a doença. Desde testes, até manter o distanciamento, o protagonista exigia de todos os seus parceiros alguma segurança para assegurar um ato sexual tranquilo.

Leia também:

‘A Galeria dos Corações Partidos’ é preciso no que se propõe

Suspense ‘Veja Por Mim’ é sonolento e esquecível

‘Black Snake’, a verdade dita de forma cômica

Sexo sem contato?

Mas como não ter contato durante o sexo, uma atividade que, inclusive, exige penetração? A partir desse dilema de Francisco, Seguindo Todos os Protocolos faz uma divertida reflexão sobre o tema. Em um dos períodos onde toda a humanidade se sentiu mais sozinha, como manter relacionamentos sem esfriar os sentimentos?

Vale dizer que Seguindo Todos os Protocolos não é um filme para todos. Os conversadores, só por se tratar de um personagem homossexual, devem passar longe. Além disso, a obra traz cenas de sexo completamente explícitas, com direito até a um “diálogo” com close no pênis de Francisco.

De fato, são situações um pouco chocantes até para quem é extremamente progressista, mas certamente faz parte do machismo enraizado na sociedade. Afinal, estamos tão acostumados a ver mulheres expostas em cenas tão fortes quanto, por que só o homem não pode se sujeitar a essas situações?

Mergulho no mundo contemporâneo

Seguindo Todos os Protocolos diverte até por mergulhar no nosso mundo contemporâneo, mostrando inclusive personagens reais como a doutora Natalia Pasternak e citando diretamente o genocida Jair Bolsonaro. A realidade é tão intrínseca no filme que o protagonista assiste Xvideos, famoso site de vídeos pornôs.

Embora não seja genial ou inovador, é um fiel retrato dos nossos tempos e sai bastante da mesmice da comédia brasileira. Para um momento tão cruel da humanidade, nada mais justo que uma obra “crua”, crível e carregada com um bom humor para tentar cessar esse pranto derramado desde o início da pandemia.

Onde assistir ao filme Seguindo Todos os Protocolos?

A saber, Seguindo Todos os Protocolos estreia nesta quinta-feira, 30 de junho de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, estão de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Seguindo Todos os Protocolos

Seguindo Todos os Protocolos: elenco do filme

Fábio Leal
Paulo Cesar Freire
Marcus Curvelo
Lucas Drummond
Vitória Liz
Bruce de Araújo

Ficha Técnica do filme Seguindo Todos os Protocolos

Título original do filme: Seguindo Todos os Protocolos
Direção: Fábio Leal
Roteiro: Fábio Leal
Duração: 75 minutos
País: Brasil
Gênero: comédia dramática
Ano: 2022
Classificação: 18 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
3.5

Créditos Galáticos: 3.5

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman