Sessão Nostalgia #1: O Gênio Maluco

Stenlånd Leandro

O Gênio Maluco também conhecido como Bob o Gênio, cujo título original é Hakushon Daimaou (Gênio Atchim), foi um desenho produzido pela Tatsunoko Studio e criado pelo japonês Tatsuo Yoshida, estreando no Japão em 5 de outubro de 1969, pela TV Fuji. Teve um total de 52 episódios, fazendo bastante sucesso no Brasil nas emissoras SBT, TV Record, TV Corcovado e TV Globo. Em Portugal, emitiu em 1992 na TV2 sob o nome de O Génio Desastrado, mas foi legendado em português e dublado em inglês.

A história começa com o garoto Zeca (kan, no original) encontrando uma velha garrafa vermelha. O excesso de poeira faz com que ele espirre, e de dentro da mesma surge um atrapalhado Gênio (Hakushon Daimaou) que passa a ser seu amo. Uma característica interessante é que o gênio é louco por bolinhos de carne e tem uma filha, a Gêniazinha (Akubi), que aparece quando alguém boceja.imagem67

Ambos vivem se envolvendo nas maiores trapalhadas e volta e meia precisam fugir do raivoso cachorro chamado Buldogue (Buru). Zeca é apaixonado por Júlia (Yuriko), e sempre pede auxílio ao Gênio para que lhe ajude a conquistá-la.

O Gênio Maluco é um dos desenhos mais engraçados que já vi na minha vida e até hoje me gera total saudades daquela época. Eu deveria de ter uns sei lá, 7 anos? Com 32 atualmente, lembro-me muito bem como eu amava ver o gênio comer bolinhos de carne (e sinceramente foi o que me incentivou a gostar de bolinhos de carne, assim como sou aficionado por espinafre, devido ao desenho do Popeye).

Como era lindo e mágico toda vez que alguém bocejava e a sua filha saia de dentro da garrafa e quando alguém soluçava era a mulher do gênio que aparecia. Toda essa família de gênios era imensamente desastrada e atrapalhada e um dos momentos hilários era quando começavam a ocorrer, muitas vezes simultaneamente espirros, bocejos e soluços, ora um, ora outro, por várias vezes e ficava um entra sai da garrafa.

mqdefault
O desenho animado chegou a ser relançado na década de 90 nos Estados Unidos pela Saban Entertainment. Esses episódios foram exibidos na TV Globo, mas sem nenhum sucesso. A dublagem estava completamente diferente e os personagens bastante descaracterizados. O mesmo chegou a ir ao ar na CNT e TV Record.

Enfim, que saudades daquela época onde tudo era mil maravilhas, e este desenho fez com que minha infância fosse ainda mais divertida. Espero que tenham gostado desta real lembrança.

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN