Sessão Nostalgia #8: Bicrossers

Stenlånd Leandro

O Blah Cultural hoje traz além de nostalgia, algo pra lá de profundo. Digo, terá de lembrar mesmo, rebuscar no seu íntimo se você lembra desta ”velharia”: BICROSSER.
Bicrossers, no original Kyodai Ken Byclosser (兄弟拳バイクロッサー) é uma Criação de Shotaro Ishinomori, provavelmente o mais importante autor de séries de tokusatsu da Toei, o mesmo que criou o conceito do Sentai e os personagens Kamen Rider, Machine Man, Patrine entre muitos outros, acredita?. Pois é, O Blah Cultural falou sobre o MachineMan, e agora vamos falar do Bicrossers.
2
Foram exibidos, em 1985, 38 episódios no Japão, sendo que do episódio 35 em diante acontece uma espécie de retrospectiva da série. No Brasil, a série foi exibida na Rede Globo na década dos anos 90 além de ter sido lançada em vídeo VHS, sendo reprisada na TV Gazeta anos mais tarde. Na TV brasileira, a série foi exibida até o episódio 33 (infelizmente, né?), assim como aconteceu com outras séries em questão como Cybercops, Spielvan, dentre outros que não tiveram seu final exibido no Brasil, alias, Cybercop chegou sim a ser exibido seu final no Brasil, APENAS uma vez. .
3

Bicrossers tinha um tom muito bem humorado e era direcionado ao publico mais infantil, mas isto não tira o seu lado mais dramático. A série conta a história dos irmãos Mizuno (Ken e Ginjiro), nascidos para serem heróis e que receberam de uma entidade cósmica um grande poder. Através da telepatia e dos poderes mentais, eles se comunicam entre si, conseguem ouvir os gritos a longas distancias, e se transportam para quarta dimensão, e uma vez lá eles se transformam nos Bicrossers do espaço quadridimensional como dizia o narrador em todos os episódios, e assim se tornavam Bicrosser Ken e Bicrosser Gin que unidos são os Bicrossers como eles mesmo falavam.
4
Os vilões da série pertencem à poderosa Organização Destler, formada pelo malvado Doutor. Q, que odeia as crianças e as maltrata para gravar seu choro, que faz com que a estatua do monstro “Demônio Gowla” cuspa jóias. Seu braço direito é a vilã muito fiel à causa Silvia. Na segunda fase, o irmão do monstro Gowla. o Demônio Gowla-Zonguer o substitui e o grupo passa a querer dominar o mundo. Também entra na série sua neta Rita, que sempre chamava o Dr. Q de vovôzinho, o que o irritava.
7
Os irmãos Mizuno inicialmente moravam com seus pais, a mãe deles era uma personagem que dava um tom bastante cômico, já que o pai raramente aparecia e dava um ar mais emotivo à série. Na segunda fase ele é transferido para outra cidade e a mãe vai junto. Ken e Ginjiro ficam pra terminar os estudos morando sozinhos. Outros personagens muito importantes na história são a garota Ayame e seu pai, que são donos da empresa de serviços faz-tudo “Mão na Roda”, além das crianças da vila que sempre estão se metendo em encrenca por causa dos planos de Dester.
9
Pois é galerinha…o tempo passa e essas coisas ficam em nosso coração e dá aquela vontade louca de voltar no tempo, sentar no sofá e assistir com os coleguinhas :(.
Para você amante de Tokusatsu, Metal Hero e afins, deve estar se perguntando, como deve ser a letra da abertura da série em questão. Pois bem, abaixo vai:

Dokomade kodomo ga daitteiru

Majin golla ga waratteru
Go! go! ken roader (ken roodaa)
Go! go! gin clown (gin kuron)
Kagaku senshi no shutsudou da
Ani wa tsukku to daichi ni tatte
Otoko machine de chuu ni mau
Kokoro to kokoro wo hitotsu ni musubi
Blaser canon (bureeza kanon) hadohou
Hoero! bicrosser (baikurossaa)
Tatakae! bicrosser (baikurossaa)

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN