Sex Education | Terceira temporada é o tesouro dessa geração

Pedro Marco

|

15 de setembro de 2021

O tão aguardado terceiro semestre de Sex Education finalmente está entre nós. E com a nostalgia de reencontrar os colegas de classe pelos corredores da escola, somos recebidos de braços abertos com oito novos episódios que estreiam nessa sexta na Netflix e, assim, elevam a série para um novo patamar nesta segunda metade.

Entrando no último ano do ensino médio, acompanhamos, em suma, um amadurecimento sexual dos personagens. Isso é explorado logo na cena de abertura do primeiro episódio; com uma direção e coreografia que conseguem resumir em segundos o impacto e os ideais da produção. Estando cada vez mais provocativa e desafiando tabus, Sex Education consegue, dessa forma, equilibrar suas críticas sem panfletar de forma didática. Assim, ela consegue desenvolver as tramas principais e secundárias de seus personagens em um formato interessante. Conversando, dessa forma, com várias gerações trazendo discussões pertinentes mesmo nos momentos mais parados.

Sex Education terceira temporada

Sinopse

Em suma, nessa terceira temporada de Sex Education seguimos o trio amoroso de Otis (Asa Butterfield), Meave (Emma Mackey) e Isaac (George Robinson) que deixou os espectadores malucos de raiva no segundo ano, com momentos apoteóticos, mas que se estendem em uma barriga com gosto de Ross e Rachel. Em contraponto, a noção de cansaço desta trama acaba tirando o holofote do trio e, em suma, dando cada vez mais espaço para os personagens coadjuvantes brilharem cada vez mais.

O filho do ex-diretor, Adam Groff (Connor Swindells), recebe o terceiro ato de seu arco de redenção de forma que beira a fazer o público relevar suas ações na primeira temporada, enquanto Eric (Ncuti Gatwa) busca suas origens em uma estonteante aventura na Nigéria.

Sex Education terceira temporada

Viagens

E por falar em viagens, temos um dos auges da temporada se passando na França. Isso dá um ótimo respiro de novos ares aos personagens, mesmo no meio de clichês e situações previsíveis. No claustrofóbico ambiente do ônibus escolar e das trincheiras, a série consegue outra façanha. Jogar na nossa cara o quanto nos importamos com uma gama tão grande de personagens tão individuais.

Na escola, o final da temporada anterior mostra suas consequências com uma troca de diretores. Trazendo, assim, a complexa e temida Hope (Jemima Kirke) para liderar o Colégio Moordale. A figura antagonista cresce em tons de preto e branco, mesmo ao mostrar a vida pessoal e a pressão profissional da personagem, onde, por mais que o rostinho amigável da atriz remeta a seus bons anos em Girls, a diretora beira os ares vilanescos da Tempesta/Stormfront em The Boys, porém sem seus superpoderes.

Sex Education terceira temporada

Mais caras novas

Ainda na onda das caras novas, temos Jason Isaacs (Lúcio Malfoy da saga Harry Potter) como o detestável Peter Groff, irmão de Michael, e ainda a cantora Dua Saleh no papel de Cal, uma personagem queer que vai colocar em xeque alguns ideais retrógrados da escola e até mesmo de alguns alunos.

Evolução

A terceira temporada de Sex Education marca ainda uma evolução gigantesca em seu humor britânico característico, com fortes pitadas de nonsense e besteirol. Garotos correndo pelados com uma cabra nos braços, logo no primeiro episódio, é só a ponta do iceberg do que está por vir ao longo deste semestre.

Por fim, entre buscas de identidade, alienígenas e a boa e velha novelinha com trocas de casais que sempre gostamos, Sex Education apela para um drama mais ousado e de consequências mais reflexivas em seu clímax, o que acaba destoando da já citada elevação de sua comédia. Os episódios finais pedem uma caixa de lenços ao lado, e fecham com ganchos de arrancar os cabelos enquanto esperamos pelo novo ano.

Ainda não há confirmações da Netflix se o quarto semestre será de fato o último da série, mas é fato que essa terceira temporada de Sex Education já pode ser chamada de tesouro dessa geração, e material obrigatório para entender paradigmas e o retrato de uma nova juventude de forma direta, sincera e cirúrgica.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha técnica – terceira temporada de Sex Education

Título original: Sex Education
Temporada: 3
Número de episódios: 8
Criação: Laurie Nunn
Elenco: Asa Butterfield, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Gillian Anderson, Connor Swindells, Aimee Lou Wood, Kedar Williams-Stirling, Alistair Petrie, Mimi Keene, Chaneil Kular, Simone Ashley, Sami Outalbali, Chinenye Ezeudu, George Robinson, Jason Isaacs, Jemima Kirke, Dua Saleh, Indra Ové
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: sex, 17/09/2021
Gênero: drama, comédia
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
9
Créditos Intergalácticos

Créditos Galáticos: 9

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman