Show dos irmãos Max e Iggor Cavalera no Sacadura 154 agosto 2022

Foto: Leonardo Lopes / ULTRAVERSO

Max e Iggor apresentam o jeito Cavalera de fazer metal no RJ

Cadu Costa

|

8 de agosto de 2022

Nesta última sexta-feira (5), o Sacadura 154 recebeu o show dos irmãos Max e Iggor Cavalera para comemorar os 25 anos do clássico álbum do Sepultura, Roots  de 1996. Chamado de “Return To Roots 25 Years”, a apresentação na casa localizada na região central do Rio de Janeiro foi, antes de tudo, histórico, brutal e – por que não dizer? – divertido!

A começar pela banda de abertura, The Troops Of Doom, do primeiro guitarrista do Sepultura, Jairo “Tormentor” Guedz. O icônico músico e seus parceiros apresentou canções do disco de estreia Antichrist Reborn lançado este ano.

Leia também:

Rock in Rio 2022 divulga esquema especial de transporte: saiba como chegar ao festival

Lollapalooza Brasil anuncia datas da edição 2023: confira!

Comemorando 20 anos de ‘Camino Palmero’, The Calling anuncia shows no Brasil: veja datas, locais e preços

show do Troops Of Doom no Sacadura 154

Foto: Leonardo Lopes / ULTRAVERSO

Sepultura, Soulfly e Cavalera Conspiracy

Mas o público do Sacadura 154 está ávido pelo metal trovão do show dos irmãos Cavalera. E meus amigos…quem viu, viu. Primeiramente, uma rápida recapitulação para quem acompanha o metal nacional: em 1996, no seu maior auge, o Sepultura tem de lidar com a saída abrupta de Max Cavalera. Além disso, ele e seu irmão Iggor ficam sem se falar por 10 anos, quando, em 2006, se reúnem como família e músicos. Depois tocam juntos no Soulfly, nova banda de Max, e montam o Cavalera Conspiracy. O resto, como dizem, é história.

Dino Cazares e Jairo Guedz

E a história foi feita mais uma vez quando Max e Iggor Cavalera adentraram o palco e os primeiros acordes de “Roots Bloody Roots” fizeram o chão da Sacadura 154 tremer. A partir daí foi porrada atrás de porrada na orelha. Como esperado, todo o disco Roots é tocado na íntegra. Então, estava tudo lá: “Attitud”, “Ratamahatta”, “Spit”,”Breed Apart”…até uma versão de “Lookaway” com um medley de “War Pigs”, do Black Sabbath e outro clássico do Sepultura, “Territory”.

Mas um fato que não poderia passar despercebido é adição para esta turnê – que passou por seis países e cinco cidades brasileiras – do lendário guitarrista Dino Cazares, um dos mais importantes nomes da música pesada que marcou época no começo dos anos 1990 com a criação do Fear Factory e do projeto Brujeria.

Quando as canções de Roots terminaram, veio a trasheira que só o jeito Cavalera de fazer metal poderia proporcionar. De cara, chamam Jairo Guedz de volta para tocar “Troops Of Doom”, colossal barulheira do disco Morbid Visions, de 1986.

Max então convida todos a cantarem “La Migra”, do Brujeria, e Dino Cazares faz sua melhor interação na noite tocando a música de sua antiga banda. Mas ainda teve espaço para covers de Titãs (“Polícia”) e Motörhead (“Orgasmatron”).

Show dos irmãos Max e Iggor Cavalera no Sacadura 154 agosto 2022 1

Foto: Leonardo Lopes / ULTRAVERSO

No ápice

Musicalmente falando, é inegável que os irmãos Cavalera ainda estão no seu auge mesmo depois de tantos anos. Iggor é uma força da natureza com sua criatividade e acima de tudo, técnica além do normalmente conhecido. Sua postura antifascista e protestos contra o atual governo brasileiro eram notáveis a ponto do baterista tocar com uma bandeira antifa presa em seu instrumento.

Max é diferente, praticamente um show à parte. O músico não estava somente falante, mas era um verdadeiro showman. Contava histórias, era engraçado, pedia pro público gritar, pular, abrir roda, errava letras, se divertia, parecia saborear as palavras ao poder falar português na sua terra visto que há muitos anos mora nos EUA. Hilário o momento que tentar ensinar Jairo Guedz a lembrar das casas na guitarra no meio de “Troops Of Doom”, ou quando pede para o público gritar “Verdadeiro Sepultura”. Foi ovacionado.

Sua voz também estava no seu poderio mais incrível aliado aos anos de experiência como quando vamos chegando ao final e ouvimos “Refuse/Resist” em uma versão diferente para encerrar de novo com “Roots Bloody Roots”.

Max & Iggor Cavalera (11)

Foto: Leonardo Lopes / ULTRAVERSO

Histórico

Por fim, é inevitável não pensar o quanto Max e Iggor Cavalera não são realmente o suprassumo da música pesada brasileira. Não seriam as lendas que são sem essa constatação. Independente do passado, do que é o Sepultura hoje, a bem da verdade, é que, depois de muitos anos, o que o público assistiu nessa sexta-feira, no Rio de Janeiro, não foi nada menos que a história da maior banda brasileira de metal de todos os tempos protagonizada por quem a criou. E isso não desmerece nenhuma das partes que ficaram, mas traz o valor pela emoção de estar num dia tão especial. O Sepultura é eterno e vimos onde ele realmente mora.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Show dos irmãos Max e Iggor Cavalera no Sacadura 154 agosto 2022 2

Foto: Leonardo Lopes / ULTRAVERSO

Setlist do show de Max e Iggor Cavalera “Return To Roots – 25 Years” no Sacadura 154

INTRO-ROOTS
INTRO-ATTITUDE
CUT-THROAT
INTRO-RATAMAHATTA

BREED APART
STRAIGHTHATE

SPIT
DUSTED
LOOKAWAY (WARPIGS/TERRITORY)

ITSARI

AMBUSH
BORN STUBBORN
DICTATORSHIT

INTRO-TROOPS

LA MIGRA
POLÍCIA

REFUSE RESIST

ORGASMATRON
ROOTS FAST

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman