‘Silenciadas’ (Netflix): filme personifica o mal de forma vigorosa

‘Silenciadas’ (Netflix): filme personifica o mal de forma vigorosa

Com sua irmã e suas amigas de um vilarejo basco, no norte da Espanha, Ana (Amaia Aberasturi) espera com sua irmã e as amigas o retorno dos homens que saíram ao mar no ano de 1609. Enquanto isso, elas cuidam de seus afazeres com aquela alegria e desprendimento que apenas os jovens e incautos tem pela vida.

A trama do filme

Mas em Silenciadas (Akelarre), filme distribuído pela Netflix, o Juiz Rostegui (Alex Brendemuhl) chega na função de inquisidor do rei Felipe III, interrogando centenas de pessoas em processos ardilosos. Além disso, proferiu sentenças antecipadas que acabaram matando dezenas de mulheres acusadas de bruxaria.

silenciadas akelarre filme netflix crítica

Então, cientes de que sua única chance de salvação é o retorno dos homens, as acusadas engendram um plano para protelar sua execução certa, confessando o crime do qual são acusadas e seduzindo o magistrado com a perspectiva de presenciar um Sabbat, ritual mágico que só pode ser realizado na lua cheia.

‘Silenciadas’ é bom?

Assim, o diretor Pablo Agüero se une ao roteirista Katell Guillou para contar uma história de como um povo foi acossado pelo apego às suas tradições através da perseguição às maiores responsáveis por mantê-las e transmiti-las às novas gerações: as mulheres.

  • Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
YouTube video

E o fazem de maneira acachapante ao ilustrar todos os maus tratos físicos e psicológicos aos quais elas eram submetidas no intento de justificar a presença do mal num povo que não se submetia totalmente à coroa. Enquanto às abusadas só restava tentar se salvar manipulando o mal que existe no coração dos homens.

Um mal que o filme Silenciadas acaba por personificar de forma lenta, mas vigorosa. E com um desfecho profundamente reflexivo.

TRAILER

YouTube video

FICHA TÉCNICA DO FILME ‘SILENCIADAS’ (NETFLIX)

Título original do filme: Akelarre
Direção: Pablo Agüero
Roteiro:
Pablo Agüero, Katell Guillou
Elenco:
Alex Brendemühl, Amaia Aberasturi, Daniel Fanego
Onde assistir ‘Silenciadas’: Netflix
Data de estreia: qui, 11/03/2021
País: Espanha, Argentina, França
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Duração: 92 minutos
Classificação: 16 anos

7.8
saldo total
Créditos Galáticos: 9
3 user votes x 7.3
Não passarão!
TAGS
Compartilhe


Leia também