star ocean first departure r

‘Star Ocean First Departure R’ | REVIEW

Felipe de Andrade

|

25 de dezembro de 2019

A primeira versão de Star Ocean foi lançada para o Super Nintendo em 1996, na saudosa era do consoles de 16 bits. O jogo foi desenvolvido pela Tri-Ace e publicado pela, então, Enix. O game de RPG fez bastante sucesso no Japão na época, trazendo bons gráficos, assim como uma história bem desenvolvida, sistema de combate refinado e vozes reais reproduzidas por um chip especial presente no cartucho. Entretanto, infelizmente, nunca chegou a ser lançado no ocidente.

Remake

Contudo, 12 anos depois, o jogo ganhou uma nova versão como um remake para o primeiro console portátil da Sony, o PSP. Ele foi relançado no mundo todo como Star Ocean: First Departure. Neste remake, tudo o que havia no original estava de volta. No entanto, havia grandes melhorias para explorar o poder gráfico e de desempenho da sua nova casa, que possuía tecnologia muito mais avançada.

O título ganhou gráficos pré-renderizados para os cenários; bem como cenas animadas; novos visuais para os personagens tanto dentro do jogo quanto nas telas de diálogo; e ambientação 3D durante as lutas e na exploração dos mapas quando estávamos fora de uma cidade, base ou zona principal. Também estava presente a dublagem para o principais diálogos do game. Além disso, a trilha sonora foi completamente refeita. Com essa turbinada, a aventura ganhou um ar de novidade muito bem aceito. Ademais ajudou o resto do mundo a conhecer o início da saga de Star Ocean.

Leia mais:

LEAGUE OF LEGENDS FOI O JOGO COM MAIS ESPECTADORES NO TWITCH EM 2019
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA QUEM QUER MONTAR UM PC GAMER
CYBERPUNK 2077 – ENGINE DO GAME NÃO É A MESMA DE THE WITCHER 3
Nova versão para PS4 e Switch

Agora, 11 anos depois, o game passa pelo seu terceiro lançamento 23 anos após a estreia original. Desta vez, ele retorna para os consoles de mesa, chegando para o PS4 e Switch. Além disso, algumas novidades estão presentes e, dentre elas, estão os novos visuais para os personagens e uma nova versão para a dublagem.

Seguindo uma onda de relançamentos de seus títulos clássicos, a Square Enix nos brindou com a oportunidade de conhecer – ou revisitar – a origem de uma das suas franquias de RPG mais duradouras. Mesmo que Star Ocean não tenha a força que Final Fantasy possui no ocidente, não podemos negar a qualidade do título que mostra um trio de amigos que trabalham na guarda da sua cidade, indo se aventurar pelo espaço, ou pelo Mar de Estrelas que dá nome ao jogo.

Por mais que a versão original do SNES continue sendo um clássico, o remake de First Departure – e agora a versão R – trazem toda uma gama de upgrades que deram uma boa atualizada no jogo como um todo, bem como garantem um bom ponto de partida para quem ainda não conhece a série.

Gameplay

A saber, com relação ao gameplay de Star Ocean: First Departure R pouca coisa mudou. Afinal, o combate segue com seu estilo que mistura turnos com Hack n’ Slash característico, onde controlamos o personagem principal e a IA controla o resto da equipe. Todavia, esse quesito ganhou uma leve rebalanceada para ser mais dinâmico, ágil e atual. Outra coisa que prece simples, mas que garante mais velocidade à jogabilidade, é a adição de um botão que dobra a rapidez do deslocamento do personagem pelos cenários. Assim, a exploração e o próprio progresso da história ficam mais rápidos e agradáveis.

Gráficos

Todas as melhorias visuais continuam, como as cenas em animação feitas à mão estilo anime que aparecem em horas cruciais para o desenrolar da trama. Os cenários refeitos e pré-renderizados, bem como os sprites dos personagens que deram outra vida ao jogo ainda são os mesmos. Contudo, na nova versão, ganhou um filtro em alta definição, o que torna mais agradável o visual mesmo nas maiores TVs. De fato, a novidade mais acentuada são os desenhos dos personagens refeitos em HD, mostrando o capricho aos detalhes da desenvolvedora.

Som

A trilha sonora também é basicamente a mesma da versão do PSP, sem demonstrar diferenças notáveis, a não ser pela vantagem de que agora ela será executada nos alto-falantes da TV e não mais pela saída de áudio do portátil. A maior diferença na parte sonora de Star Ocean: First Departure R é que o jogo foi todo redublado, tanto em japonês quanto em inglês, com vozes carismáticas que combinam ainda mais com os personagens, dando mais vida às suas feições estáticas.

Mesmo trazendo pouco conteúdo, uma vantagem que o game permite é a escolha tanto do visual quanto das vozes dos personagens em japonês entre as versões do PSP e da R, ou ainda a nova dublagem em inglês. Esta última, aliás, é a que acaba sendo a melhor opção possível para nós, já que não há tradução para o português.

VEREDITO

Em Star Ocean: First Departure R você terá o remaster de um remake de um jogo de 1996, que é um J-RPG acima da média com uma boa história que mistura ficção, aventura e fantasia. O game possui uma jogabilidade competente e altas doses de nostalgia, mas traz gráficos visualmente ultrapassados. Enfim, um boa oportunidade para jogar o começo da saga Star Ocean em sua melhor versão.

Felipe de Andrade

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman