Submundo do Crime Braqueurs crítica da série Netflix

Série francesa ‘Submundo do Crime’ é ação genérica do começo ao fim

Wilson Spiler

|

30 de setembro de 2021

Em 2015, o cinema francês produziu um filme chamado Carga Bruta, que sequer foi lançado nos cinemas brasileiros, mas que fez um grande sucesso em seu país de origem. Seis anos depois, chega ao catálogo da Netflix a Submundo do Crime, que tem o mesmo nome original Braqueurs, assim como também protagonizada pelo mesmo ator do longa-metragem: Sami Bouajila.

Submundo do Crime: diferenças entre série e filme

Mas, ao contrário do que se imaginava, Submundo do Crime não é um spin-off ou uma sequência de Carga Bruta, ainda que o gênero da produção e o personagem principal sejam basicamente os mesmos. Mas atenção: na série, Bouajila é Medhi, um expert em roubos, que, ao lado de uma novata no mundo do crime (Tracy Gotoas), se envolve em uma guerra territorial entre traficantes de drogas e precisam trabalhar em equipe para salvar suas famílias.

Por outro lado, no filme, Sami interpreta Yanis, líder de uma equipe de assalto especializada em roubos de caminhões blindados. Tudo ia bem até que seu irmão mais novo comete um erro grave depois de um recente roubo que os envolve com uma gangue de drogas. Por isso, o líder da gangue força a tripulação a fazer um assalto perigoso a um carregamento de heroína.

Nada além do mesmo

Mesmo com premissas semelhantes e com o protagonista tendo realmente um irmão mais novo, Submundo do Crime é, em tese, uma história nova. No entanto, assim como o filme de 2015, é tão genérica quanto. A série francesa da Netflix até tem bons momentos de ação e um design de produção caprichado, mas em momento algum empolga ou traz algo de novo para o gênero.

Com atos previsíveis, um amontoado de clichês e atuações nada além do mediano, Submundo do Crime se alonga demais, trazendo reviravoltas desnecessárias que, em vez de série, poderia ser simplesmente um filme. Mas veja só que coincidência. A destacar apenas a tentativa de introduzir uma relação LGBTQIA+, algo raro em produções do tipo tão norteada por hormônios masculinos.

Submundo do Crime vai ter segunda temporada?

O pior de tudo é que, ao que tudo indica, pelo desfecho da série, Submundo do Crime terá uma segunda temporada. Embora ainda não tenha sido anunciada, a julgar pelo sucesso que vem fazendo na Netflix, essa é uma revelação que é basicamente questão de tempo.

Onde assistir à série ‘Submundo do Crime’?

A série de ação francesa Submundo do Crime (Braqueurs) está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes da Netflix desde a última sexta-feira, 24 de setembro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer

Submundo do Crime: elenco da série (Netflix)

Tracy Gotoas
Sami Bouajila
Carlos Schram
Geert Van Rampelberg
Carole Weyers
Sam Kalidi

Ficha Técnica (Submundo do Crime – série da Netflix)

Título original da minissérie: Midnight Mass
Criação: Hamid Hlioua e Julien Leclercq
Direção:
Julien Leclercq
Roteiro: Hamid Hlioua, Julien Leclercq, Dominique Baumard e Isaure Pisani-Ferry
País: França
Gênero: ação, drama, policial
Duração: de 44 a 51 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
5
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 5

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman