Tais & Taiane crítica do filme

O mundo invisível de ‘Tais & Taiane’

Wilson Spiler

|

11 de outubro de 2021

Dirigido por Augusto Sevá, assim como estrelado por Gabriela Verganni e Yasmim Santos, o filme brasileiro Tais & Taiane venceu diversos festivais independentes pelo mundo afora, entre eles o United Latino Film Festival.

No longa, duas jovens garotas muito diferentes entre si são obrigadas a conviver em um ambiente inóspito, de carona em carona. Taís (Gabriella Vergani) sabe bem o que quer, enquanto Taiane (Yasmim Santos) tenta apenas sobreviver. Mas até que ambas encontrem seus destinos, viverão por três dias, uma grande aventura.

Thelma & Louise brasileiro?

Diante da premissa do road movie Tais & Taiane, é inevitável sua associação com o clássico Thelma & Louise, de Ridley Scott (1991), estrelado por Susan Sarandon e Geena Davis. Embora as diferenças de motivação sejam grandes, a comparação é válida. Afinal, são duas jovens distintas que buscam se encontrar numa jornada pela estrada.

Entretanto, Tais & Taiane está longe de ter o charme de sua referência. Tais pode ser classificada como uma “patricinha”, digamos, que tem como objetivo encontrar se pai. Por outro lado, Taiane busca se sentir livre e usa o corpo como objeto de trabalho e, claro, conseguir as caronas. No entanto, ela tem uma dívida com uma cafetã que pode custar sua vida.

Com motivações e personalidades diferentes, uma acaba provocando na outra o que há de melhor em si. Enquanto trocam experiências, as duas terminam se aproximando e tornando-se confidentes.

Desigualdade e objetificação da mulher

Mas, mesmo com uma bela fotografia de André Portioli, Tais & Taiane, muitas vezes, segue o caminho das protagonistas: é um filme sem muito rumo, registrando apenas a rotina diária das personagens. Em diversos instantes nada acontece, fazendo com que nos sintamos dentro de um reality show, por exemplo. E a maioria desses momentos não traz nada de interessante para a trama em si, que poderia ser facilmente encurtada em, pelo menos, 15 minutos.

O final até sugere uma mensagem importante de aproveitar a vida enquanto se pode, mas também entender que escolhas erradas podem levar a caminhos sem volta. No entanto, isso não é suficiente para tornar Tais & Taiane um grande filme. Sem atuações destacadas, pode servir apenas como um retrato atual da nossa desigualdade social e de gêneros, além da objetificação sexual da mulher, bem como revelar um mundo invisível para muita gente.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Tais & Taiane

https://www.youtube.com/watch?v=z3iPxnO3rfY

Tais & Taiane: elenco do filme

Gabriella Vergani
Yasmim Santos
Jairo Mattos
André Bankoff

Ficha técnica (Tais & Taiane)

Direção: Augusto Sevá
Roteiro: Augusto Sevá
País: Brasil
Duração: 112 minutos
Gênero: aventura
Data de estreia: qui, 14/10/21
Onde assistir ao filme Tais & Taiane: nos cinemas
Ano de produção: 2019
Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
6
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 6

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman