Mônica

Turma da Mônica, Chapolin e mais: Relembre 8 jogos localizados pela Tectoy

Leandro Stenlånd

|

30 de janeiro de 2020

E já que estamos falando tanto sobre nostalgia nos últimos tempos, agora chegou a vez de falarmos dos jogos lançados pela Tectoy ultimamente e, Mônica, é um dos que mais nossa equipe se recorda. Que tal relembrarmos os títulos localizados pela empresa?

Leia Mais
‘LONELY MOUNTAINS: DOWNHILL’ | REVIEW
2ª TEMPORADA DE SAMURAI SHODOWN TEM LISTA DE LUTADORES REVELADA: VEJA!
O PERFIL DOS GAMERS E AS OPORTUNIDADES DO MERCADO DE JOGOS DIGITAIS NO BRASIL

Além de traduzir e desenvolver jogos originais, decerto a Tectoy adaptava grandes sucessos ao redor do mundo e modificava personagens e contextos para atingir com mais força o mercado brasileiro, se aproveitando também do que fazia sucesso por aqui.  Sem mais delongas, vamos a lista de jogos modificados pela Tectoy!

As Aventuras da TV Colosso
(Master System)

Sendo uma modificação de Asterix and The Secret Mission, também lançado pela Tectoy, As Aventuras da TV Colosso chegou ao Master System no ano de 1996 querendo pegar carona no sucesso da série de TV que colocava cachorros apresentando.  Decerto chama a atenção os bons gráficos para o console, além de uma jogabilidade sólida e bastante funcional, sendo mais um excelente jogo de plataforma dos anos 90.

Chapolim vs Drácula: Um Duelo Assustador
(Master System)

O jogo do Chapolim é uma modificação de Ghost House, sendo que este último também foi lançado pela Tectoy para o Master System no final dos anos noventa. A única diferença entre os dois jogos é a modificação do protagonista, que aqui no Brasil passou a ser o Chapolim. A grande verdade é que ele não tem nenhuma conexão com a série de TV, mas vale a conferida pela curiosidade.

Geraldinho
(Master System)

Este é adaptado do jogo Teddy Boy, e foi lançado aqui no Brasil 10 anos após o jogo original, em 1995. O personagem em si vem de tirinhas criadas pelo cartunista brasileiro Glauco Villas Boas, sendo uma versão infantil do Geraldão. No game você deve enfrentar inimigos e superar obstáculos para passar de fase.

Mônica no Castelo do Dragão
(Master System)

Provavelmente os jogos da Turma da Mônica estão entre os mais lembrados pelos fãs da SEGA e da Tectoy, sendo que o primeiro foi o Mônica no Castelo do Dragão lançado em 1991. Fruto de uma parceria com a Maurício de Sousa Produções, o game foi um grande sucesso do Master, sendo que uma versão do console dedicado as meninas vinha junto com o game, e também foi adaptado para os quadrinhos em 1992.

Decerto, o game, assim como os posteriores, é uma reprogramação do jogo Wonder Boy, que não chegou aqui no Brasil em sua versão original. Assim, com ótima jogabilidade, gráficos legais e um estilo bem bacana, ele merece a fama que tem e provavelmente está no “coração” de muitos nostálgicos, chamando a atenção por ser um jogo infantil. Porém, não subestimando a inteligência de quem joga, algo que se repete nos games posteriores.

Turma da Mônica em: O Resgate
(Master System)

Continuação direta do jogo anterior, este coloca outros personagens além da própria Mônica como jogáveis, incluindo Chico Bento, Bidu, Cebolinha, Magali e Anjinho. Ademais, houve uma grande evolução gráfica e a jogabilidade se mantém na mesma qualidade do anterior, porém com mais elementos.

Ademais, curiosamente, o remake do jogo original, o Wonder Boy III, recebeu uma modificação não oficial tornando o game Turma da Mônica em O Resgate em remake também, ficando bem bacana.

Mônica na Terra dos Monstros
(Mega Drive)

O único game da Mônica para o Mega Drive, o Terra dos Monstros teve um relançamento quando a Tectoy distribuiu no mercado o novo Mega em 2017. Assim, mantendo a qualidade dos jogos anteriores, porém mais bem feito devido a capacidade do Mega Drive, ele apresenta boas doses de desafio e acaba sendo uma aventura épica.

Sapo Xulé: SOS Lagoa Poluída
(Master System)

O Sapo Xulé SOS Lagoa Poluída foi lançado em 1996 pela Tectoy e a única diferença entre ambos os jogos é o protagonista. Versão modificada de Astro Warrior. Ademais, o game também chegou a ser lançado pela SEGA em Portugal. O game é um típico “jogo de navinha” vertical bastante básico onde você deve derrotar inimigos e enfrentar um chefe no final.

Sapo Xulé VS Os Invasores do Brejo
(Master System)

Já este aqui é uma versão modificada de Psycho Fox, um dos grandes clássicos do Master System lançado originalmente em 1989.  Este é um game de plataforma de “correr e pular” onde você deve correr do ponto A ou B superando obstáculos e derrotando inimigos. Assim, com bons gráficos e um estilo bastante “simpático”, tanto Psycho Fox quanto Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo merecem uma conferida.

Leandro Stenlånd

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman