TV de qualidade: Curb Your Enthusiasm
Colaboração
****Colaboração de Bruno Bloch****
Quando se fala de “Seinfeld”, uma das melhores sitcoms da história, a imagem de seu protagonista é a primeira que vem à mente, afinal, Jerry Seinfeld criou, produziu, escreveu e estrelou a série que leva o seu nome. Porém, nem todo mundo tem conhecimento que, por trás das câmeras, existia outra pessoa tão crucial para a qualidade do programa quanto o próprio Seinfeld.
Essa pessoa é Larry David, que, além de co-criador, produtor e roteirista da série, também serviu de inspiração para o personagem de George Costanza.
Quer dizer, ele não serviu exatamente de inspiração. Ele é o George Costanza. Literalmente. E muitas histórias que aconteceram com George na série ocorreram de forma parecida na vida de Larry David.
O episódio no qual George se arrepende após pedir demissão de seu emprego e resolve aparecer no escritório no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido, é um exemplo clássico. Na vida real, depois de ter diversas esquetes escritas por ele não aprovadas pela direção do “Saturday Night Live”, Larry David pediu demissão da equipe de roteiristas do programa e, mais tarde, se arrependeu. Quando chegou em casa, ouviu de seu vizinho a idéia de retornar ao trabalho no dia seguinte, como se ele não houvesse se demitido. (Vale comentar que o vizinho de Larry era um cidadão chamado Kenny Kramer, o homem que deu origem ao personagem de Kramer).
Larry David abandonou “Seinfeld” após a sétima temporada, alegando que seu trabalho na série era muito cansativo e estressante. (Coisa que George Costanza facilmente falaria para pular fora de algum trabalho). Entretanto, alguns anos depois, Larry retornou à TV com sua própria série, dessa vez na HBO, a genial “Curb Your Enthusiasm”. (No Brasil, “Segura a Onda”).
Assim como sua antiga série, “Curb” é também sobre o “nada”, só que o “nada” nesse caso é a própria vida de Larry David, que interpreta uma versão fictícia de si mesmo. Ele é um roteirista milionário (graças aos lucros de “Seinfeld”), que não precisa e nem tem mais saco de trabalhar. Tudo o que ele faz todos os dias é jogar golf e encontrar seus amigos, também milionários, para jantar e se divertir. Isso que é premissa, não?
O lance é que o Larry David da série é um cara complicado, difícil de lidar e as situações cômicas surgem a partir do fato de que ele não sabe muito bem como viver em sociedade. Alguns inclusive o chamam até de “assassino social”. Larry é sincero demais e não tem medo de falar a verdade. Ele diz o que todos nós gostaríamos de dizer para alguém em certas situações da vida, mas que, por motivos óbvios, infelizmente não podemos. Larry também é dono de uma imensa curiosidade, portanto acaba sempre ofendendo alguém com alguma pergunta ou comentário, mesmo sem qualquer intenção de maldade.
Porém, o que diferencia mesmo “Curb” de “Seinfeld” (e de qualquer outra série) é a opção pelo improviso. Os episódios não têm um roteiro completo, mas apenas um planejamento e uma descrição do que precisa acontecer em cada cena. Cabe aos atores que participam (entre eles Ted Danson, Michael J. Fox, Ricky Gervais e o próprio Jerry Seinfeld) inventar, por meio de diálogos, um caminho para se chegar ao objetivo pré-estabelecido de cada momento do episódio.
“Curb Your Enthusiasm” é uma série de comédia diferente de qualquer outra e com certeza agrada facilmente qualquer fã de “Seinfeld”. Agora se você não curte Jerry, Elaine, George e Kramer, vale dar uma chance mesmo assim. Eu garanto que um velho criando confusão com todo mundo pode ser bem engraçado.
Veja abaixo alguns dos melhores momentos da série.