TV de Qualidade: “Justified”

Colaboração

****Colaboração de Bruno Bloch****

Um delegado policial que veste botas e chapéu de cowboy e passa seus dias perturbando a vida de criminosos, que, por acaso são, em sua maioria, seus familiares e amigos de infância.

Essa é a premissa de “Justified”, uma série dramática diferente de qualquer outra.

Atualmente na reta final de sua quarta temporada (a quinta já foi garantida), “Justified” conta a história de Raylan Givens (Timothy Olyphant), um policial, que, assim como muitos de seus colegas de profissão na TV, não é muito fã de seguir regras. Após desrespeitar as ordens de seus superiores, atirando contra um mafioso e o matando em Miami, Raylan é transferido para trabalhar no escritório de Lexington, Kentucky.

O problema é que justamente por aquela área fica o distrito de Harlan, o subúrbio onde ele cresceu e de onde achou que havia escapado para sempre. Um lugar pobre, habitado por uma comunidade mineradora de carvão, onde o poder está concentrado nas mãos de traficantes e de outros tipos de criminosos, que fazem parte da vida de Raylan desde a sua infância.

justified4

Logo de cara, a série se destaca por seu personagens principal. Raylan Givens é um ótimo protagonista e também um tipo raro de personagem nos dias de hoje, quando estamos ficando acostumados, cada vez mais, a assistir séries protagonizadas por anti-heróis, de ética questionável. Raylan é um verdadeiro herói, um homem criado no crime e que agora faz de tudo para combatê-lo, mesmo que, volta e meia, tenha que colocar na cadeia gente como seu próprio pai.

Outro personagem que também chama a atenção é Boyd Crowder (Walton Goggins), o vilão da série, se é que realmente podemos chamá-lo de “vilão”. Amigo de infância de Raylan, quando os dois trabalhavam nas minas de carvão, Boyd acabou virando um neonazista, com fortes opiniões e uma vontade incontrolável de explodir prédios. No entanto, ao longo da série, Boyd vai evoluindo. O cara que parecia ser apenas um idiota do interior vai adquirindo novas camadas, motivações, e se transformando em um dos personagens mais interessantes da TV.

Porém, o que a série tem de melhor mesmo é o roteiro. Algo que facilmente a diferencia das demais. Especialmente os diálogos. Me arrisco até a dizer que os diálogos de “Justified” são melhores do que os de qualquer outra série atual. Não faltam tiradas espertas, ameaças e intimidações criativas e cada cena parece ser uma competição de quem faz a melhor referência pop, mesmo que essa cena envolva personagens do mundo do crime.

Afinal, traficantes também leem livros e vão ao cinema, não? Os de Harlan pelo menos sim.

Dê uma chance para “Justified”.

Colaboração

Aqui você encontra textos de eventuais colaboradores e leitores do ULTRAVERSO, além das primeiras contribuições de colaboradores que hoje são fixos.
NAN