Saiba como foi a negociação para a criação da Warner Bros Discovery

Saiba como foi a negociação para a criação da Warner Bros Discovery

Vanderlei Tenório

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12 de abril de 2022

A Discovery e a WarnerMedia fecharam sua tão esperada megafusão, criando um player de mídia de alta escala e concorrente de streaming e encerrando uma incursão malfadada no entretenimento pela AT&T. O grupo combinado, Warner Bros Discovery, começou a ser negociado na Nasdaq na segunda-feira (11) sob o símbolo “WBD”.

O jornalista Dade Hayes, do Deadline, apurou que a combinação unirá ativos tão díspares como os canais HBO e CNN, assim como o estúdio de cinema de quase 100 anos da Warner Bros. Além disso, também unirá gigantes de programação sem roteiro como Food Network, HGTV, TLC, Animal Planet e Turbo. É a fusão de mídia mais consequente desde que a The Walt Disney Company comprou a maior parte da 21st Century Fox em 2019. Por isso, deixa inúmeras perguntas desde que esse mega acordo gerou sobre idas e vindas nas fileiras executivas.

Valor no mercado e controle acionário

A agência Reuters levantou que se espera que as ações da Warner Bros Discovery começaram a ser negociadas sob o símbolo “WBD”. Ele já começou a mudar de mãos “quando emitido”. As ações terminaram o dia em alta de 6%, a US$ 24,43.

Ainda de acordo com informações da Reuters, sob a transação da Reverse Morris Trust, totalmente em ações, a AT&T recebe US$ 40,4 bilhões em dinheiro, títulos de dívida e retenção de certas dívidas da WarnerMedia.

Nisso, os acionistas da gigante das telecomunicações agora possuem 71% da nova empresa (cerca de US$ 1,7 bilhão de ações). Eles obtém assim 0,241917 ações da WBD para cada ação ordinária da AT&T que detinham no momento do fechamento. Os acionistas da Discovery possuem 29% da nova empresa. Além de suas novas ações da Warner Bros Discovery, os acionistas da AT&T continuam a deter o mesmo número de ações ordinárias da AT&T que detinham pouco antes do fechamento.

Controle operacional do Warner Bros Discovery

Apesar de ser o acionista minoritário, o Discovery tem o controle operacional do Warner Bros Discovery. O CEO de longa data da empresa, Zaslav, montou uma equipe de gerenciamento principalmente das fileiras de sua alma mater. Muitos deles com raízes na carreira de Zaslav na NBC nas décadas de 1990 e 2000.

O acordo cria uma das maiores entidades de entretenimento puras existentes. No entanto, seu valor de mercado de ações no início esteja longe do da Disney, Comcast e Netflix. A empresa tem uma receita combinada projetada de US$ 49,8 milhões em 2022 e US$ 52 bilhões em 2023. Isso a coloca na faixa da receita da Disney (menos seus parques temáticos e resorts); e significativamente maior do que o total da NBCUniversal em 2021.

Acordo para a Warner Bros Discovery

No anúncio do fechamento na sexta-feira (9), Zaslav chamou o acordo de “um marco emocionante não apenas para a Warner Bros. Discovery, mas para nossos acionistas, distribuidores, anunciantes, parceiros criativos e, mais importante, consumidores em todo o mundo”.

“Com nossos ativos coletivos e modelo de negócios diversificado, a Warner Bros. Discovery oferece o portfólio de conteúdo mais diferenciado e completo em filmes, televisão e streaming”, completou Zaslav.

O chefe da AT&T, John Stankey, que enviou uma nota de congratulações aos funcionários da WarnerMedia no início do dia, acrescentou no comunicado: “Estamos no início de uma nova era de conectividade e hoje marca o início de uma nova era para a AT&T”. À medida que continua se afastando das plataformas de filmes, TV e streaming próprias, disse ele, a AT&T “investirá em níveis recordes em nossas áreas de crescimento de 5G e fibra”.

Exceções

A natureza do acordo, que não envolveu uma rede de transmissão dos EUA ou vários estúdios de cinema, permitiu que ele passasse sem problemas por um processo regulatório de 10 meses e fechasse antes das previsões iniciais. Nunca houve nenhum rumor sério de oposição à combinação. Embora crie um colosso no lado do cabo, com TNT, TBS, CNN, Cartoon Network e outros se juntando ao portfólio de 19 redes da Discovery. Fusões horizontais anteriores, como CBS e Viacom; bem como a última grande transação da Discovery, comprando a Scripps Networks Interactive; também reuniram vastos ativos de cabo.

Negociações

Zaslav, que negociou o acordo em segredo há um ano com Stankey e um punhado de tenentes de ambas as empresas, alcançou novos patamares de destaque como resultado do acordo. Uma presença de longa data em Nova York, onde cresceu, Zaslav prometeu ser mais visível e ativo em Hollywood e operar as propriedades da Warner em Burbank de maneira prática.

Ele comprou a casa de Beverly Hills que já foi propriedade do chefe da Paramount, Robert Evans. Poucos esperam que o pesado Zaslav esteja descansando na cama lendo roteiros como Evans fez. Ele terá a tarefa de reunir duas organizações de mídia herdadas diferentes e provar a tese original do acordo: que agregar um vasto depósito de conteúdo trará sucesso na era do streaming.

Aventura cara

Para a AT&T, o encerramento marca uma aventura cara de quase sete anos no entretenimento. Logo após a aquisição da DirecTV em 2015, a gigante das telecomunicações ofereceu US$ 85,4 milhões pela Time Warner pouco antes da eleição de Donald Trump em 2016.

Depois de finalmente selar esse acordo após uma longa e extraordinária contestação antitruste por reguladores nomeados por Trump no Departamento de Justiça, a empresa o renomeou para WarnerMedia e iniciou várias ondas de reestruturação. Silos anteriormente distintos e notoriamente resistentes a esforços de sinergia, HBO, Warner Bros, Turner Broadcasting e CNN começaram a se entrelaçar e dezenas de executivos experientes deixaram a empresa.

Streaming

O streaming acelerou a fusão das divisões da WarnerMedia. Além disso, também alimentará muitos dos movimentos estratégicos da nova empresa. O HBO Max, lançado em maio de 2020, será combinado em um único serviço com o Discovery Plus. Embora esse processo leve meses, se não mais, por uma série de razões tecnológicas e logísticas. A CNN Plus, lançada no mês passado, é outra candidata à consolidação.

No final de 2021, a HBO Max tinha 73,8 milhões de assinantes globais quando combinada com a HBO tradicional. O Discovery, por outro lado, tinha 22 milhões de assinantes de streaming pagantes. Embora não tenha divulgado o número do Discovery Plus em comparação com o de outros serviços de nicho focados em comida ou golfe.

Com as empresas herdadas ainda gastando bilhões em fluxo de caixa livre, a Warner Bros Discovery provavelmente não fará uma jogada precipitada no streaming, no entanto. Zaslav ganhou as manchetes no início deste ano ao afirmar que “não está tentando vencer a guerra dos gastos” no streaming. Como seus pares tradicionais, a empresa tomou nota do recente esfriamento de Wall Street na corrida total para mover o conteúdo online.

Foco na lucratividade

Embora o zelo por apostar no streaming tenha dominado em 2019 e 2020, quando as empresas finalmente se levantaram para desafiar o domínio de longa data da Netflix, o foco agora está mais na lucratividade. Atingir certos limites de assinantes é apenas parte da história. A questão mais pertinente é se essas receitas de assinaturas podem ser um alicerce de um negócio realmente lucrativo.

A composição completa das equipes executivas que supervisionam o impulso no streaming e em outras áreas continua sendo uma questão que não está completamente resolvida. A Discovery prometeu US$ 3 bilhões em economia de custos para Wall Street. Um número certamente muito maior do que os mega-acordos anteriores que resultaram em milhares de demissões. Embora se preveja que a maior parte da descamação ocorra em funções administrativas e de back-office, uma série de talentos experientes em marketing, distribuição, publicidade, negócios e muitas outras áreas também serão abalados.

Projetos cinematográficos

Projetos de cinema e TV com roteiro também são águas relativamente desconhecidas para Zaslav e a equipe do Discovery, além do OWN. Não só Zaslav direcionou a Discovery para o não-roteirizado (após uma tentativa malsucedida de criar programas de prestígio com roteiro em meados da década de 2010), mas também ridicularizou a multidão de empresas que entraram no espaço com roteiro.

À medida que o Discovery absorvia a Scripps e seu portfólio de redes de estilo de vida, ele preferia uma metáfora de um jogo de futebol infantil, com um bando de crianças perseguindo a bola roteirizada, e o Discovery em uma parte aberta do campo procurando pontuar sem roteiro. Somente desde que se juntou a Stankey ele começou a falar sobre o tesouro de franquias roteirizadas da Warner Bros.

Wall Street

Também é incerto se a nova ação se tornará uma queridinha de Wall Street. Questões centradas em conteúdo, como Paramount Global ou Lionsgate, têm sido lentas ultimamente. Isso porque os investidores debatem se são adequados para a transição do entretenimento legado para a nuvem. As ações da Discovery e da AT&T também caíram significativamente abaixo de seu nível antes da proposta do acordo, o que não é o sinal mais auspicioso.

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Vanderlei Tenório

Vanderlei Tenório é colunista dos jornais Tribuna do Sertão e Gazeta Regional de Jaguariúna, dos portais 082 Notícias e JB Notícias, do Web Jornal O Estado RJ – OERJ, colaborador do portal Repórter Nordeste, da Revista Alagoana, do jornal Tribuna de Itapira e do site português Cinema7Arte, além de editor da página Cinema e Geografia. Siga o jornalista no perfil pessoal, como colunista e em Cinema e Geografia.
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