Watchmen

Watchmen

‘Watchmen’ – E03S01 (HBO) | CRÍTICA

Pedro Marco

|

7 de novembro de 2019

Em uma satisfatória crescente na evolução da trama, Watchmen apruma seus ponteiros neste terceiro episódio. Com a tão esperada chegada de uma querida personagem e uma revelação bastante óbvia – mas muito aguardada -, este primeiro terço da temporada traz algumas respostas, apesar de concretizar outras questões.

Nova adição

Recheada de excelentes atuações como as de Regina King e Don Johnson, a série apresenta sua mais nova adição, com Jean Smart interpretando a agente do FBI Laurie Blake. Por mais que a espera natural fosse de que o seriado se distanciasse das HQs para trilhar um caminho próprio, cada vez mais a trama se atrela ao material de 1986, com este ressurgimento daquela que já foi a segunda encarnação da Espectral.

Leia mais:

LANTERNA VERDE TEM SÉRIE ANUNCIADA PELA HBO MAX
‘WATCHMEN’ – E02S01 (HBO) | CRÍTICA
Confira o noss especial: ‘WATCHMEN’

Batizada como Laurie Juspeczyk e adotando por alguns anos o nome Hollis para fugir da perseguição de anti-vigilantismo, Laurie agora usa o sobrenome de seu pai (Edward Blake, o comediante), mostrando como ela deixou de ser a garota esperançosa criada para ser uma cópia da mãe para se tornar uma pessoa mais fria, que vê a sujeira do mundo como uma grande piada.

Com base nos materiais extras da série – e nas entrelinhas do diálogo da personagem com o senador Keene -, descobrimos que o Coruja Dan Drieberg acabou sendo preso em 1995, quando a lei de proibição dos heróis entrou em vigor. Além disso, outro grande presente para os fãs do material original foi a mensagem deixada por Laurie para o Dr. Manhattan em Marte. Afinal, ela permeia praticamente todo o episódio com uma longa piada em paralelo com a personalidade e desfecho dos grandes heróis.

Universo expandido

Este universo é expandido ainda para novas repercussões deste vigilantismo oitentista, como em um quadro dos crimebusters em estilo pop arte, ou mesmo na publicação oficial do diário de Rorschach como livro. E por falar em referências, a já esperada revelação do personagem de Jeremy Irons como Ozymandias acabou dando um gosto agridoce nos fãs. Mas, apesar de ansiarem pelo retorno do personagem, estimavam que pudesse haver ali um plot twist ou uma quebra de expectativa. No entanto, este gosto foi adocicado ao ver Adrian Veidt vestindo seu traje clássico, em um gancho para o possível combate que teremos a seguir.

No que tange aos personagens originais da série, uma rixa pessoal entre os agentes mascarados de Tulsa, como Looking Glass e a Sister Night, com Laurie Blake, cria um embate de ego que tempera ainda mais esta estranha investigação de assassinato. Sem retomar a questão do velho Will, temos uma confusa ligação entre o carro abduzido de Angela, com a influência do Dr. Manhattan em Marte. Fazendo jus ao título do episódio que reproduz uma letra de música da banda Devo, um lixo espacial (no caso, o carro) cai do céu, quase acertando Laurie e mostrando para ela ser o punch line desta grande piada.

Watchmen

Foto: Divulgação / HBO / Watchmen

Apesar de perto do fim, ficamos na expectativa de uma possível aparição do Coruja, o vindouro surgimento do Dr. Manhattan de volta à Terra, assim como explicações sobre a tal Lady Trieu, que acabou adquirindo as empresas de Adrian Veidt e construindo o grande relógio do Millenium. Mas isto nós apenas saberemos, talvez, na semana que vem.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Watchmen
Temporada: 1
Número de episódios: 6
Criador: Damon Lindelof
Produtores:  Damon Lindelof, Nicole Kassell, Tom Spezialy, Joseph Iberti, Stephen Williams
Elenco: Regina King, Jeremy Irons, Don Johnson, Jean Smart, Jessica Camacho, Tim Blake Nelson, Louis Gossett Jr., Yahya Abdul-Mateen II, Hong Chau, Andrew Howard, Tom Mison, Frances Fisher, Jacob Ming-Trent, Sara Vickers, Dylan Schombing, James Wolk
Distribuição: HBO
Data de estreia: dom, 20/10/19
Gênero:  ação, drama
Ano de produção: 2019
Classificação: 18 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman