RESENHA | ‘John Lennon em Nova York – Os anos de revolução’ de James A. Micthell

Tatiana Reuter

Para os fãs dos Beatles, o fim da banda foi como a perda de um grande amor. Mas, como todo amor depois de um tempo, é preciso uma transformação, mudanças que façam crescer e sair da ilusão um relacionamento que se quer para a vida inteira. A dissolução da banda foi para John Lennon essa necessidade de mudança, não como uma guerra que pareceu declarada através da mídia, mas para seu próprio crescimento, que culminou na sua mudança para os Estados Unidos em 1971.

James A. Micthell recupera este período da vida do cantor, agora morando em Nova York com Yoko Ono e iniciando sua participação na vida americana, nos contextos políticos, sociais e artísticos. Tudo o que o cantor queria era viver em paz e fazer dessa mesma paz sua vida, reunindo em torno de si – por vontade e especialmente por ser quem é – grandes personagens deste período histórico no país. Assim, o autor amplia nosso olhar em seu John Lennon em Nova York – os anos de revolução – um ativismo político que acabou se tornando perigoso e crítico para sua própria estadia na cidade.

download (1)Além dos detalhamentos da busca por uma nova banda, de querer apenas cantar e tocar sem a necessidade de fazer fortuna e sim, fazendo uso de sua popularidade e recursos para financiar suas causas, o autor retrata uma rotina intensa em que Lennon encontra Bobby Seale, dos Panteras Negras, a banda Elephant’s Memory, Bob Dylan, um Elvis Presley confuso e paranoico, o presidente Nixon se sentindo ameaçado por sua participação e influência na cultura norte-americana e fazendo de tudo para deportá-lo e, por fim, a base da ferrenha política anticomunista, culminando na Guerra do Vietnã e no aumento de manifestações pacíficas e violentas. É um retrato de um momento preciso e histórico para o país, quando da chegada do cantor e de sua mulher no país.

Os aficionados por John Lennon encontrarão uma leitura ágil e interessante, com personagens mais e menos conhecidos do público, figuras que se destacaram internacionalmente e outras cuja fama e relevância aconteceram em âmbito local. Como todo registro de época, é válido como um complemento, uma ampliação de um momento na vida do cantor, como uma lupa em um trecho de sua biografia a partir dos anos 70. É uma obra imperdível para os fãs do cantor que ainda conta com fotos do período, para que complementem a visão que hoje já devem ter sobre a importante dissolução de uma grande banda em detrimento da obrigatória evolução de cada integrante.

FICHA TÉCNICA

MARCA Editora Valentina Ltda
I.S.B.N. 9788565859769
ALTURA 21.00 cm
LARGURA 14.00 cm
PROFUNDIDADE 1.70 cm
NÚMERO DE PÁGINAS 272
IDIOMA Português
ACABAMENTO Brochura
PESO 0.480 Kg
CÓD. BARRAS 9788565859769

Tatiana Reuter

Baiana residente no Rio. Produtora na tv, cineasta por formação. Vivo a base de vinho, pimenta e café forte. Escrevo no extraforte.blogspot.com e sou pós-graduada em Cinema Documentário. Programo o ano entre feriados e viagens e trafego entre Beatles e Gonzagão, fotos e livros.

0