CRÍTICA | ‘Olympia’ é um filme que chega em um momento propício
Bernardo Moura
Antes de a cabine para a imprensa começar, alguém da produção avisa que o documentário Olympia 2016 a ser exibido a seguir é um trabalho “in progress”, o que é realmente é verdade. E o melhor de tudo é que todos nós, principalmente brasileiros, que gritamos aos quatro cantos “Fora Dilma”, “Fora Temer” e fora outros mais, atuamos ativamente dia após dia nesta história.
Dirigido por Rodrigo Mac Niven, o filme conta a história de nós, brasileiros, e não poderia estrear em um momento mais propício. O diretor aborda sobre os gastos envolvendo a construção e a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.
O melhor de tudo são os personagens altamente intelectuais e apaixonantes na tela. Se você fizer parte da turma da sapiossexualidade (sentir atração pela inteligência) como eu, vai gostar destas pessoas. Tem filósofo, poeta, professor, cientista político e moradores que vivem o dia a dia de uma cidade que prega uma coisa e diz ser outra.

A parte ruim de Olympia é mesclar a ficção (baseada na realidade) com a realidade em si, o que torna o filme chato porque quebra a fluência da história (a verdadeira). São vários banhos de água fria intercalados com vários outros de água quente. Decida o que você gosta mais. A gente até entende o conceito: o diretor quis fazer uma ponte para o real. Mas isso acabou sendo desnecessário.
O documento também apresenta muitas tomadas aéreas feitas por drone. Este veículo não tripulado está muito na moda no ramo cinematográfico e o diretor usa e abusa dele. Com isso, possibilita tomadas de tirar o fôlego e cenas bem construídas. Palmas para ele.
Enfim, Olympia 2016 mostra que é para você comemorar os Jogos Olímpicos na sua e/ou em qualquer cidade do mundo, mas também revela o esquema perverso arquitetado pelos governantes do mundo por trás desta comemoração. Isso não é para ser esquecido, mas para ser combatido a cada dia de todas as formas possíveis. Afinal, queremos viver em um mundo melhor e precisamos avançar para isso todos os dias.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:















































