‘Rita Lee: Mania de Você’ | Um retrato emocionante de uma grande artista
Bruno Oliveira
Rita Lee, a musa do rock brasileiro, morreu em 08 de maio de 2023, aos 75 anos, em sua casa em São Paulo, cercada por seus familiares. Para celebrar o legado da cantora, a Max lançou, em 08 de maio de 2025, o documentário Rita Lee: Mania de Você, marcando exatamente dois anos após sua morte. O longa mergulha na vida e na carreira dela. Dirigido pelo argentino Guido Goldberg (Palau – Um Homem de Fé), o filme conta com a participação direta da família, principalmente de seu esposo e seus três filhos, e com amigos de longa data.
Sinopse
Iniciando com uma tocante carta deixada por ela à família, o filme mergulha na trajetória da artista desde sua infância até seus últimos dias, explorando sua genialidade, a luta contra a censura na ditadura militar e os excessos de sua vida, tudo através de imagens de arquivo, entrevistas antigas com sua voz inconfundível e depoimentos emocionantes de seus filhos, marido Roberto de Carvalho e amigos como Gilberto Gil e Ney Matogrosso, oferecendo um retrato multifacetado e vulnerável de um ícone que se tornou símbolo de liberdade e autenticidade.
Um documentário com um viés emocional
O filme não espera para você ficar emocionado. Ele já começa com aquele soco no estômago. Rita Lee deixou para sua família uma carta de despedida pouco antes de seu falecimento. O início é justamente uma reunião entre seus filhos e seu esposo para ler essa carta. Desse momento em diante é que embarcamos em uma jornada sobre a vida de Rita Lee, tanto no âmbito particular quanto no profissional. Nesse meio tempo é que notamos o quanto Rita era genial e como sua personalidade 100% autêntica moldou o destino de sua vida sem deixar de ser ela mesma em nenhum momento, principalmente nos momentos mais difíceis.

- Montagem do filme é a grande viã de ‘A Garota da Vez’
- ‘Dragon Ball Daima’ serve apenas para entreter o público-alvo
- Assistir ‘Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith’ no cinema é uma experiência única
Não é um documentário total chapa branca
A produção tenta não ser chapa branca e não mostra apenas o lado brilhante da carreira da cantora. Ela aborda muitos momentos complicados de sua vida. Revela vulnerabilidades, excessos e momentos de dificuldade enfrentados por ela, como a censura de suas músicas e a prisão em pleno período da ditadura militar, quando estava grávida de seu primeiro filho. O documentário revela seu vício em álcool e sabemos que ela teve até mesmo uma overdose por uso de drogas em um determinado momento de sua carreira. Esses problemas são exibidos sem pudor, mas servem para nos fazer conhecê-la melhor e como ela se tornou essa mulher admirada por todos.
Amor e músicas
Um dos pontos altos do longa é o seu relacionamento com seu esposo Roberto de Carvalho. A união dos dois é linda de se ver e o amor os acompanhou desde quando se conheceram até o momento de sua partida. Tiveram problemas, como todos casais têm, mas conseguiram passar por cima de tudo isso. Além disso, vemos todos os seus principais sucessos na tela, como surgiram e como tais músicas influenciaram toda uma época, e como Rita Lee virou um símbolo de feminismo e empoderamento mesmo quando esse assunto não estava em pauta ainda. Além de ser uma portadora da liberdade em uma época em que ser autêntico poderia ser crime.
Conclusão
Rita Lee: Mania de Você vai ser muito especial para os fãs. Ele é voltado para eles e com certeza a emoção será inevitável para todos. Os seus momentos finais são muito emocionais e segurar a lágrima se torna uma missão complicada. Além dos fãs, também indico para os amantes de documentários musicais e para quem se interessa pela cultura brasileira. Essa obra é um prato cheio para esse nicho também. Como ponto negativo, destaco somente o fato de que a produção ignorou o período em que a cantora esteve nos Mutantes. Não sei o real motivo dessa ausência, mas soou um pouco estranho não mostrar esse período.
Onde assitir ao filme Rita Lee: Mania de Você?
O filme Rita Lee: Mania de Você está disponível para os assinantes da HBO Max
Elenco de Rita Lee: Mania de Você
Rita Lee
Roberto de Carvalho
Hebe Camargo
Gilberto Gil
Ney Matogrosso
Marília Gabriela
Walter Casagrande
Beto Lee
Trailer – Rita Lee: Mania de Você
Ficha Técnica – Rita Lee: Mania de Você
Título original: Rita Lee: Mania de Você
Direção: Guido Goldberg
Roteiro: Guido Goldberg, Julián Troksberg
Onde assistir: HBO Max
Data de estreia: 08 de maio de 2025
Duração: 81 minutos
País: Brasil
Gênero: documentário, biografia, música
Ano: 2025
Classificação: 12 anos













































