‘O Ritual’ é apenas outro filme sobre exorcismo

Bruno Oliveira

O Ritual é mais um filme de exorcismo que está chegando aos cinemas. Ele é dirigido por David Midell (The Killing of Kenneth Chamberlain), que também coescreve o roteiro ao lado de Enrico Natale. Essa nova película foca em um exorcismo real ocorrido em 1928. Foi o caso mais bem documentado dos Estados Unidos sobre esses fenômenos sobrenaturais e pode ter inspirado o aclamado O Exorcista (1973), um clássico que ainda hoje aterroriza. No entanto, esta nova empreitada não traz o mínimo de glamour nem um pingo de novidade para o gênero.

Sinopse

O experiente Padre Theophilus Riesinger (Al Pacino), em crise de fé, e o jovem Padre Joseph Steiger (Dan Stevens), assombrado por seu passado, precisam superar suas diferenças para salvar Emma Schmidt (Abigail Cowen), uma jovem supostamente possuída. Em um convento isolado no meio-oeste americano, eles realizam uma série de perigosos exorcismos, enquanto o filme explora não apenas o terror sobrenatural, mas também as tensões internas da Igreja e os dilemas espirituais dos personagens.

Já vimos isso em algum lugar

O grande problema desse filme é ter sido feito nos dias atuais e não no auge de seu gênero. Embora pareça ser a história original de um caso de possessão, outras inúmeras produções já o precederam e abordaram o que vemos aqui. Quem aprecia o estilo certamente já se deparou com algo semelhante. O filme não oferece nenhuma surpresa e nem consegue provocar um susto decente no espectador. O medo característico também não se faz presente. Alguns incômodos surgem, mas é um grande amontoado de clichês fracos e reconhecíveis.

O Ritual

O drama espiritual dos personagens

O que se destaca de mais interessante no filme é a luta interna dos personagens. Trata-se de criaturas demoníacas possuindo uma jovem e o quanto isso afeta a todos ao redor, tanto padres quanto freiras. De certa forma, isso é positivo. O mal tenta atacar a fé dos envolvidos e os leva a questionar muitas coisas. Talvez esse seja o seu maior trunfo. No entanto, não é o suficiente para salvar o longa como um todo. Até mesmo esse aspecto consegue cansar em certo momento da trama. Os mesmos questionamentos sobre coisas que são óbvias desde o início chegam a irritar. Insistir no mesmo ponto o tempo todo é cansativo, e a falta de crença no que o personagem está vendo se torna inverossímil.

O elenco fica no mediano

Senti um certo pesar ao ver Al Pacino (O Poderoso Chefão) nesta produção. Ele é um ótimo ator, mas não entrega nem metade do seu potencial. Está bem comedido, contentando-se em fazer o básico com competência, sem inovar. Senti falta de uma cena daquelas que nos fazem levantar e aplaudir. Esperei por algo do tipo, mas não veio. Também aprecio Dan Stevens (A Bela e a Fera), mas ele manteve os mesmos trejeitos de preocupação durante toda a projeção, tornando suas reações previsíveis em cena. O maior destaque fica para a menina possuída, vivida por Abigail Cowen (O Mundo Sombrio de Sabrina), que, por sua natureza, já deve ser um papel exaustivo.

Conclusão

O Ritual é mais um filme de exorcismo. Não traz nada de novo nem consegue apavorar como deveria. Os clichês pesam e o ritmo também peca por ser lento. Ao tentar criar momentos pontuais com a contagem do ritual do exorcismo, a trama parece estagnar. Eventos isolados ocorrem, mas a narrativa não progride de forma significativa. Não o considerei chato, mas também não me gerou nenhuma expectativa positiva. Mantenho a recomendação apenas para os grandes fãs do gênero.

Onde assistir ao filme O Ritual?

O Filme O Ritual está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que sobre Cultura Pop.

Elenco do filme O Ritual

Al Pacino
Dan Stevens
Ashley Greene
Abigail Cowen
Patrick Fabian
Patricia Heaton
Maria Camila Giraldo
Courtney Rae Allen

Trailer – O Ritual

Ficha Técnica – O Ritual

Título original: The Ritual
Direção: David Midell
Roteiro: David Midell, Enrico Natale
Duração: 98 minutos
País: Estados Unidos da América, Índia
Gênero: suspense, terror
Ano: 2025
Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

0