‘A Hora do Mal’ é um dos melhores filmes de terror do ano
Bruno Oliveira
A Hora do Mal já emerge como uma das melhores produções de terror do ano, segundo a crítica internacional. Dirigido por Zach Cregger, o mesmo do ótimo Noites Brutais (2022), e estrelado por Julia Garner (Quarteto Fantástico: Primeiros Passos) e Josh Brolin (Vingadores: Ultimato) nos papéis principais, o filme chega com uma abordagem de suspense psicológico com um toque sobrenatural (e ao mesmo tempo, não é), o que o torna bem diferente do que costumamos ver no gênero. Confesso que ele me deixou preso na cadeira, bastante curioso para saber como a história iria se desenrolar. A experiência me agradou, embora eu tenha alguns poucos adendos a fazer.
Sinopse
Em A Hora do Mal, acompanhamos o misterioso e perturbador desaparecimento de quase todas as crianças de uma mesma classe em uma pequena cidade. Em uma única noite, todas, exceto uma, saem voluntariamente de suas casas e simplesmente somem sem deixar rastros. A cidade é tomada pelo pânico e pela desconfiança enquanto os pais, em desespero, e as autoridades buscam por respostas, tentando entender o que ou quem está por trás desse estranho evento que desafia qualquer lógica.
Um terror bem diferente do que vemos por aí
Este filme é um terror bem diferente do que vemos por aí. Sua sinopse sinistra e, ao mesmo tempo, curiosa, consegue nos deixar interessados na projeção desde o início. O engraçado é que, apesar de construir essa atmosfera de algo sobrenatural, não senti medo em momento algum. Isso não é um demérito, é apenas como me senti. O suspense supera o medo e me conquistou muito por causa disso. Esse detalhe não nos poupa de alguns sustos bem pontuais que tornam a trama ainda mais bizarra. O clima de terror e desconforto aparece em sonhos e visões, deixando o inexplicável e as situações bizarras para o mundo real.

- ‘Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda’ é uma ótima pedida aos fãs
- ‘Atena’ entrega uma pauta necessária e enredo ativo
- ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ marca o “retorno” da Marvel
Uma narrativa diferente do costume
O estilo de sua narrativa também me chamou a atenção. A história não é linear, ela opta por mostrar a visão de cada personagem importante, um de cada vez, em momentos diferentes. Às vezes, ficamos sem entender se uma ação foi realizada antes ou depois do que estamos vendo. Fiquei em dúvida se essa foi a melhor forma de contar a história. Talvez, se fosse linear, não teríamos determinados impactos e alguns mistérios poderiam ser revelados muito cedo. No fim, aceitei a proposta. Dessa forma, acabamos virando passageiros dessa história bizarra que possui um final bem marcante.
Pontos negativos
Um dos pontos negativos que tenho a apresentar está em relação à investigação do caso. O filme tenta explicar, na parte final, por que a polícia não desconfiou do culpado. É um caso bizarro, mas rastros foram deixados pelo caminho. Câmeras pela cidade teriam acompanhado as crianças. Havia um direcionamento, e um dos pais consegue pensar em algo óbvio que a polícia não pensou. Isso me quebrou. Outro ponto são os minutos finais. Estamos falando de um filme com uma atmosfera sinistra que transforma seu clímax quase em uma comédia. Pessoas na sala de cinema riram alto, e isso me tirou da experiência. Isso é contraditório, pois o que a câmera faz nesse momento é algo incrível e que quase colocou tudo a perder. Também senti a falta de um epílogo. Acabar como acabou, sem mostrar alguma consequência, me fez falta.
Conclusão
A Hora do Mal é um filme que merece ser visto e tenho quase certeza de que será satisfatório para todos. O jeito de levar a trama adiante é diferente e chama bastante a atenção. Ele tem seus pontos negativos que me fizeram refletir por um tempo, mas isso não estraga a experiência, embora pudesse ter colocado tudo a perder por algumas escolhas duvidosas. Engrosso o coro de que é uma das melhores coisas do terror do ano, mas devo dizer que também não é perfeito.
Onde assistir ao filme A Hora do Mal?
O filme A Hora do Malestá em cartaz nos cinemas brasileiros desde 7 de agosto.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que sobre Cultura Pop.
Elenco de A Hora do Mal
Julia Garner
Josh Brolin
Alden Ehrenreich
Amy Madigan
Benedict Wong
Toby Huss
June Diane Raphael
Austin Abrams
Cary Christopher
Clayton Farris
Whitmer Thomas
Callie Schuttera
Trailer – A Hora do Mal
Ficha Técnica – A Hora do Mal
Título original: Weapons
Direção: Zach Cregger
Roteiro: Zach Cregger
Data de estreia: 07 de agosto de 2025
Duração: 128 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: terror
Ano: 2025
Classificação: 18 anos













































