‘Ne Zha 2: O Renascer da Alma’ é uma obra-prima da animação
Bruno Oliveira
Ne Zha 2: O Renascer da Alma é uma animação chinesa que estreia agora no Brasil. Trata-se da sequência de Ne Zha (2019) que, lamentavelmente, nunca não entrou em cartaz em território nacional. O filme chega com a reputação de ter se tornado um verdadeiro fenômeno de bilheteria mundial. Lançado em janeiro de 2025 na China, tornou-se a animação de maior bilheteria na história do cinema, superando êxitos de Hollywood como Frozen (2013), Divertida Mente (2015) e O Rei Leão (1994). Para quem nunca assistiu ao primeiro longa, assim como eu, não há motivo para preocupação. Embora o começo nos deixe com a sensação de ter perdido algo, somos rapidamente inseridonos inserimos rapidamente nesta nova aventura, e o restante da narrativa se desenvolve de forma fluida e compreensível.
Sinopse
Baseada na mitologia chinesa, a trama prossegue a jornada épica do jovem herói após o desfecho do primeiro filme. Com as almas de Ne Zha e de seu amigo Ao Bing salvas, eles se unem para superar o destino trágico que lhes acometeu. Em uma reviravolta na história original, suas almas se fundem em um único corpo, forçando-os a passar por uma série de provações para alcançarem a imortalidade. Juntos, eles devem enfrentar demônios, deuses e o peso de seus passados para reescreverem seus próprios desígnios e, finalmente, reconstruir o corpo de Ao Bing, provando que a amizade e a lealdade podem transcender qualquer maldição.

- ‘Sr. Blake ao Seu Dispor’ é uma comédia dramática charmosa
- ‘A Longa Marcha’ é uma das melhores adaptações de Stephen King
- ‘O Dia Que Te Conheci’ mostra a importância do cinema nacional independente
Riqueza técnica e visual
Foram necessários apenas alguns minutos para compreender o motivo de esta produção animada ser a maior e melhor do ano (até o momento). Sua qualidade técnica e visual é simplesmente deslumbrante. A capacidade de criar “quadros” épicos e grandiosos é nítida desde o princípio. Essa excelência se mantém até o final, sem diminuir em momento algum. As cenas de ação, com lutas extremamente fluidas e repletas de cores e texturas nos cenários, são incríveis, transformando cada instante desta obra em uma grande peça de arte digna de ser admirada e contemplada por todos.
Humor e a complexidade dos protagonistas
Aliada a essa grandiosa qualidade técnica, temos o humor e a complexidade dos protagonistas. A comédia está presente desde o início e consegue nos arrancar uma risada sincera, sem ser forçada. O lado infantil de Ne Zha é muito marcante, mas, ao mesmo tempo, ele se torna sério quando a situação exige essa postura. O drama dos personagens é muito crível, por mais que estejamos falando de criaturas mitológicas. Podem ser seres míticos, mas todos possuem emoções humanas. Em determinado momento, a emoção surge e fica impossível disfarçar uma lágrima no canto do olho. O roteiro tem a coragem de fazer o necessário pela história, sem precisar recorrer a falsos momentos de perda para depois nos revelar que está tudo bem. A virada dramática é preservada e sustentada até o desfecho.
Temas e Mensagens
Por trás de tudo isso, Ne Zha 2 é um filme que aborda temas profundos e mensagens poderosas. Esta é uma narrativa sobre redenção, sacrifício e a verdadeira essência da humanidade, que encontra essas qualidades em seres mitológicos. A ideia de destino também é questionada, sugerindo que o livre-arbítrio e as escolhas individuais são mais importantes do que qualquer profecia. A amizade também é retratada como uma força capaz de superar diversos preconceitos que temos enraizados em nós. A preconcepção do mal e do bem nem sempre é tão nítida com regras já estabelecidas por aí.
Conclusão
Ne Zha 2: O Renascer da Alma é uma obra de arte. Certamente agradará tanto ao público infantil quanto ao adulto. Contamos com bastante comédia, ação e aquela pitada de drama na medida certa, que equilibra todos esses gêneros nesta mesma balança. Como ponto negativo, fica apenas a falta de familiaridade com esse universo e com a mitologia chinesa em geral, o que tornou a experiência um pouco menos impactante que o normal. A boa notícia para quem amou a animação é saber que um terceiro filme já está em produção. Com um pouco mais de divulgação pelo mundo, arrisco dizer que ele tem altas chances de estar no Oscar 2026.
Onde assistir a animação Ne Zha 2: O Renascer da Alma?
A animação Ne Zha 2: O Renascer da Alma está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 25 de setembro.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso sobre Cultura Pop.
Elenco de Ne Zha 2: O Renascer da Alma
Yanting Lü
Mo Han
Hao Chen
Trailer – Ne Zha 2: O Renascer da Alma
Ficha Técnina – Ne Zha 2: O Renascer da Alma
Título original: Nezha: Mo tong nao hai
Direção: Yu Yang
Roteiro: Yu Yang
Duração: 144 minutos
País: China
Gênero: animação, ação, aventura, fantasia
Ano: 2025
Classificação: 14 anos













































