‘A Própria Carne’ é um terror brasileiro surpreendente

Pedro Marco

É chegado o mês de outubro, e com ele a aguardada vontade de ver bons filmes de terror. E em meio a um novo Renascimento do cinema nacional, Jovem Nerd, Neebla e NonSense se unem para sua primeira produção audiovisual.

A Própria Carne, que já nasce com expansão em quadrinhos e livro de produção, traz uma carga de expectativa em cima dos mais de 20 anos de produções em alta qualidade de Alexandre Ottoni e Deive Pazos, além do nome de Ian SBF na direção. E nos alegra dizer, que cumpre.

Estreia

Com estreia prevista para 30 de outubro exclusivamente na rede Cinemark, o filme contou com estreias em festivais nacionais e internacionais, além de uma turnê por oito capitais brasileiras, onde assistimos na terceira sessão em Brasília.

Mas vamos ao filme em si

A história nos volta para a terrível guerra do Paraguai onde três soldados desertores acabam buscando abrigo em uma cabana isolada e habitada apenas por um estranho senhor e uma misteriosa garota. E a partir dali, coisas sinistras começam a acontecer.

Apesar de parecer um lugar comum, a produção se sustenta com atuações hipnotizantes, principalmente da dupla Luiz Carlos Persy (Velho) e Jade Vasconcelos (Garota). Não que o restante do enxuto elenco não se destaque, mas não há como sair dos créditos sem o Eco da voz grave e do sorriso maquiavélico da dupla de antagonistas voltando para casa na cabeça.

E para completar o maravilhoso alinhamento, a trilha sonora assinada por Govis (responsável pelas músicas dos Nerdcast RPG Cthulhu e Ghanor) completam um clima de tensão de deixar preso na cadeira até o mais experiente fã de horror.

Como um tempero especial, os efeitos visuais e práticos fecham este baile sangrento para uma qualidade a nível A24, casada com o cinema clássico de José Mojica Marins. E assim, a história trágica destes três homens dá as mãos à leva de ouro do cinema brasileiro, encaixando história do Brasil e universo lovcraftiano em um resultado bastante divertido.

A Própria Carne surpreende mesmo no lugar comum em suas reviravoltas e no melhor momento de Ian SBF atrás das câmeras. Com segredos escondidos, e análises que exploram as mais infames nuancias humanas, o filme em breve chega com o selo, não apenas de ser um filme a ser visto nas telonas, como de ser revisto algumas vezes para total absorção.
E isso é assustadoramente fantástico.

Onde asssitr ao filme A Própria Carne?

O filme A Própria Carne está em cartaz exclsivamente na rede Cinemark.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso sobre Cultura Pop.

Elenco de A Própria Carne

Pierre Baitelli
Jorge Guerreiro
Camillo Borges
Eber Inácio
Jade Mascarenhas
Luiz Carlos Persy
George Sauma

Trailer – A Própria Carne

Ficha Técnica – A Própria Carne

Título original: A Própria Carne
Direção: Ian Sbf
Roteiro: Alexandre Ottoni, Deive Pazos, Ian Sbf
Duração: 90 minutos
País: Brasil
Gênero: terror
Ano: 2025
Classificação: 18 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito

0