O Telefone Preto 2 expande a mitologia do filme original
Bruno Oliveira
O Telefone Preto 2 chega como a continuação do sucesso de terror sobrenatural de 2021, O Telefone Preto. Scott Derrickson, o diretor que está de volta na função, declarou que esta nova história seria mais gráfica, mais violenta e mais sangrenta do que o filme original, que ele considerava mais um suspense sobrenatural. Posso adiantar que ele realmente conseguiu ampliar todo esse escopo. Todos os personagens principais estão de volta, incluindo o assassino conhecido como O Sequestrador, vivido por Ethan Hawke, mesmo que ele tenha morrido no anterior. O longa-metragem é baseado nos personagens criados por Joe Hill no conto The Black Phone, e conta com a produção da Blumhouse Productions, conhecida por diversos sucessos do gênero terror.
Sinopse
Quatro anos após sua fuga aterrorizante do serial killer conhecido como O Sequestrador, Finney Shaw (Mason Thames) e sua irmã Gwen (Madeleine McGraw) se veem arrastados de volta para o pesadelo quando descobrem uma ligação sombria e inesperada entre a história de sua família e o assassino. Embora O Sequestrador (Ethan Hawke) esteja morto, ele parece ter se tornado mais poderoso após a morte, buscando vingança de uma forma sobrenatural e se tornando uma ameaça ainda maior para os irmãos, forçando Finney e Gwen a enfrentar um mal inimaginável que está misteriosamente ligado a eles.

- Um Novo Adeus a Peacemaker
- ‘A Própria Carne’ é um terror brasileiro surpreendente
- GOAT é uma obra imperfeita, mas corajosa
A continuação não estava planejada
Vale ressaltar que esta sequência não estava planejada. O Telefone Preto possui uma história completa, sem deixar pontas soltas óbvias. A continuidade surgiu de uma ideia que partiu do próprio Joe Hill, o qual chegou com uma proposta de enredo que o diretor Scott Derrickson e o roteirista C. Robert Cargill acharam perfeita. Em vez das crianças mortas ajudarem nosso protagonista, por que não colocar o grande assassino como o grande vilão sobrenatural, usando todas as regras do filme anterior? Excelente. Dessa forma, ele passou de um suspense sobrenatural para um horror de fantasia bem assumido. Uma forte influência de A Hora do Pesadelo se faz presente quando nosso terrível serial killer invade os sonhos de Gwen, remetendo diretamente a Freddy Krueger.
A nova protagonista
Se no filme original Finney era o personagem principal, dessa vez os holofotes caem sobre sua irmã Gwen. Ela já era um destaque devido aos seus poderes psíquicos e agora assume de vez as rédeas da situação e posso dizer que é a que mais sofre do início ao fim. Além disso, ela começa a se conectar com sua falecida mãe, o que dá a entender que tudo está ligado de uma certa forma. Suas visões vívidas e aterrorizantes servem de motor para a trama e impulsionam a investigação e a busca pelo novo mistério. Sua determinação em proteger o irmão e outras vítimas se torna a força motriz da personagem central e a transforma em uma das maiores heroínas de um filme do gênero. Ela é altruísta e aceita o seu dom para fazer o bem, mesmo que esteja à beira da morte por muitas vezes.
Dinâmica fraterna e um novo cenário
O primeiro longa foi muito sobre o amor e a resiliência dos irmãos Shaw. Este novo filme não foge disso, e nos aprofundamos no custo do trauma deles. Finney ainda continua abalado por sua experiência anterior e usa a raiva e o ódio para esconder o medo. Gwen carrega o fardo das visões e tem medo de ter o mesmo fim que sua mãe por causa disso. No final, é essa dinâmica que será transformada em arma contra esta alma diabólica que nutre uma vingança pelos dois. A troca de cenário faz bem às ideias. Deixamos um quarto claustrofóbico por uma paisagem gélida e desolada. Neste cenário, o terror se manifesta de maneiras mais gráficas e o gore se torna mais presente. Digamos que nosso vilão está em seu habitat, o que vai render alguns sustos inesperados.
Conclusão
O Telefone Preto 2 é um bom filme e diria que é bem eficaz, pois consegue justificar sua existência. Em vez de repetir a fórmula, ele expande a mitologia a ponto de transformar nosso antagonista em algo muito pior morto do que vivo. A ligação da história da mãe dos irmãos com o assassino até pode parecer esperada e clichê, mas funciona. Esse detalhe dá mais camada à nossa protagonista e adiciona um drama. Como ponto negativo, apenas não gostei da materialização do Sequestrador mesmo morto contracenando com os vivos. De resto, digo que ele é um bom terror adolescente que irá angariar mais fãs.
Elenco de O Telefone Preto 2
Ethan Hawke
Mason Thames
Madeleine McGraw
Jeremy Davies
Demián Bichir
Anna Lore
Miguel Mora
Graham Abbey
Maev Beaty
Shepherd Munroe
Onde assistir ao filme O Telefone Preto 2?
O filme O Telefone Preto 2 está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso sobre Cultura Pop.
Trailer – O Telefone Preto 2
Ficha Técnica – O Telefone Preto 2
Título original: The Black Phone 2
Direção: Scott Derrickson
Roteiro: Scott Derrickson, C. Robert Cargill
Duração: 114 minutos (1h54)
País: Estados Unidos da América
Gênero: terror, sobrenatural, suspense
Ano: 2025
Classificação: 18 anos













































