‘Bom Menino’ é um filme sobre instinto, lealdade e a dificuldade de aceitar a perda
Bruno Oliveira
Bom Menino é um novo título de terror dirigido por Ben Leonberg, que inova por sua proposta abordada. Ele conta a história de horror sob a perspectiva única e angustiante de um cão. O protagonista canino, chamado Indy, é o cão de estimação real do próprio cineasta. A atuação expressiva de Indy gerou até mesmo uma campanha bem-humorada por sua indicação ao Oscar de Melhor Ator. O filme soube usar uma premissa simples para construir uma tensão crescente e, dessa forma, conseguirá conquistar o público com sua atmosfera e originalidade.
Sinopse
Indy (Indy), um cão leal, muda-se para uma casa isolada no campo com seu dono, Todd (Shane Jensen). A nova residência, contudo, esconde uma presença maligna ligada a uma antiga maldição familiar. Todd, debilitado por uma doença grave, começa a sucumbir às forças sombrias do local. Assim, o corajoso Indy tenta alertar o tutor e proteger Todd da entidade sobrenatural. Ele luta contra o mal que pretende arrastar seu amigo para a escuridão. O enredo é visto totalmente através dos olhos confusos do animal.
A perspectiva canina
O grande destaque desta obra é a forma como o enredo se desenvolve a partir de uma perspectiva incomum. A câmera sempre permanece próxima ao chão, para nos dar a visão semelhante à do cachorro. Dessa forma, o espectador compartilha o ponto de vista instintivo do animal. Esse fato me incomodou um pouco, pois quase não vemos o rosto dos poucos atores que aparecem em tela, o que me lembrou desenhos animados como Tom & Jerry e Muppet Babies. O terror sobrenatural é traduzido em algo confuso para o cão (e para o público). Indy apenas vê seu dono sofrendo e sendo atacado por uma sombra inexplicável. Por isso, a experiência cinematográfica se torna um conto de horror emocional. A lealdade canina é testada diante do incompreensível.
Metáfora, doença e isolamento
O cenário de isolamento da casa no campo amplifica a tensão, contribuindo para o terror psicológico. A ausência de comunicação com o resto do mundo intensifica a angústia de Indy. Com isso, a entidade sombria que persegue Todd acaba funcionando como uma potente metáfora da doença fatal que o consome. A casa e a sombra simbolizam a deterioração física, que o cão não consegue entender. Em outras palavras, o enredo utiliza o sobrenatural para representar a finitude. Assim, o longa explora a lealdade canina diante da perda iminente. Porém, essa é apenas uma forma de “ler” a produção, pois podemos estar vendo realmente um caso sobrenatural, além da metáfora.

- ‘Springsteen: Salve-me do Desconhecido’ discute saúde mental e o preço da fama
- Segunda temporada de Gen V encerra com bons momentos, mas segue refém de The Boys
- O que esperar de Tremembé, nova série nacional do Prime Video
Indy, o protagonista
Indy é o grande centro emocional da obra, carregando o filme nas costas com sua atuação bem expressiva. Ele consegue transmitir medo e lealdade inabalável apenas com olhares e movimentos. Sua jornada atinge o clímax no desfecho, que pode ser bem comovente para o público. Não temos um final exatamente feliz, mas sabemos que ele é bem condizente com a história que está sendo contada. Apesar de o animal ser um grande astro, senti uma direção um pouco dura muitas vezes e imagino que dirigir um cão durante toda a produção não deve ser uma tarefa fácil.
Conclusão
Bom Menino é um filme regular. Ele se torna importante por sua inovação na perspectiva e por humanizar o medo. A obra utiliza uma premissa simples para tratar o luto, seja ele metafórico ou não. Embora a trama seja, por vezes, confusa e o terror pareça artesanal, a emoção compensa. A atuação de Indy é um grande destaque da produção. O título é recomendado para fãs de terror psicológico e quem aprecia histórias originais. Este é um filme sobre instinto, lealdade e a dificuldade de aceitar a perda.
Elenco de Bom Menino
Indy
Shane Jensen
Arielle Friedman
Larry Fessenden
Anya Krawcheck
Stuart Rudin
Noah Manzoor
Onde assistir ao filme Bom Menino?
O filme Bom Menino está eem cartaz nos cinemas brasileiros desde 30 de outubro.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso sobre Cultura Pop.
Trailer – Bom Menino
Ficha Técnica – Bom Menino
Título original: Good Boy
Direção: Ben Leonberg
Roteiro: Ben Leonberg, Alex Cannon
Duração: 72 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Terror, Suspense
Ano: 2025
Classificação: 14 anos













































