‘A Mulher no Jardim’ é um suspense interessante, mas com final confuso

Bruno Oliveira

A Mulher no Jardim é o mais recente filme de terror e suspense a chegar aos cinemas nacionais. Sob a direção de Jaume Collet-Serra, conhecido por A Órfã e Águas Rasas, o longa-metragem constrói uma atmosfera de mistério e tensão – algo em que o diretor demonstra expertise, mesmo com recursos limitados. Nota-se sua habilidade em dirigir nessas condições, capturando, no mínimo, a atenção do público para sua obra. A participação da Blumhouse, produtora de sucessos como “Corra!” e “Sobrenatural”, sugere que o filme trará algo minimamente curioso e com uma premissa interessante.

Sinopse

Após a trágica perda do marido, Ramona (Daniell Deadwyler) se refugia com seus dois filhos em uma isolada chácara, buscando um recomeço. A fragilidade dessa nova rotina é brutalmente interrompida com o surgimento de uma figura enigmática e ameaçadora: uma mulher vestida de preto que ronda o jardim da propriedade. Suas aparições sinistras e mensagens perturbadoras lançam uma sombra de terror sobre a família, forçando Ramona a confrontar essa presença espectral de motivações desconhecidas para proteger seus filhos do crescente perigo que espreita em seu próprio lar.

Uma introdução muito boa

Nos primeiros minutos, o roteiro inteligentemente estabelece o isolamento da família. Vemos uma mãe em depressão, impossibilitada de pagar as contas de luz e telefone, o que os deixa sem comunicação com o mundo exterior. A mudança para uma chácara intensifica essa sensação de isolamento desde o início. Logo após essa apresentação da dinâmica familiar, somos confrontados com a presença da misteriosa mulher no jardim, uma figura sinistra que permanece imóvel, fixando o olhar na casa.

A Mulher no Jardim

Atmosfera de suspense

A atmosfera é bem construída e o suspense se instaura de forma eficaz. No entanto, a aparente indiferença de Ramona ao perigo iminente intriga. De alguma forma, ela parece conhecer a mulher e suas intenções, mas opta por enganar os filhos em vez de confrontar a situação. Taylor (Peyton Jackson), o filho mais velho, apesar da pouca idade, surge como a figura mais lúcida da casa. A relação superprotetora de Ramona com os filhos beira a toxicidade, intensificando a crescente sensação de aprisionamento e estranheza no ambiente.

Problemas no último ato

Infelizmente, como muitos filmes do gênero, A Mulher no Jardim perde força no último ato. Gradualmente, torna-se evidente que o filme aborda temas como culpa, depressão e suicídio. O problema reside no fato de que o que deveria ser uma metáfora por vezes se torna confuso. As crianças vivenciam o terror de forma concreta, e quando se revela a natureza da ameaça, a presença da mulher no jardim parece perder sentido e explicação lógica. Resta ao espectador aceitar a ambiguidade ou questionar a plausibilidade dos acontecimentos. A interpretação final sugere que a angústia e a saga podem ser projeções de uma mente perturbada, deixando espaço para a interpretação individual.

Conclusão

A Mulher no Jardim se configura como um suspense interessante, embora seu final deixe algumas pontas soltas e gere certa confusão. A reflexão pós-filme é inevitável, e uma conclusão totalmente satisfatória pode não ser alcançada por todos. Contudo, pode agradar aos apreciadores do terror psicológico e atmosférico, em detrimento do terror mais tradicional. A competência do diretor Jaume Collet-Serra em criar uma atmosfera tensa é inegável, e algumas escolhas de câmera são eficazes em prenunciar momentos de tensão. Em resumo, o longa apresenta qualidades e fragilidades, resultando em uma experiência mediana.

Onde assistir ao filme A Mulher no Jardim?

O filme A Mulher no Jardim está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 08 de maio de 2025.

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Elenco do filme A Mulher no Jardim

Danielle Deadwyler
Okwui Okpokwasili
Peyton Jackson
Estella Kahiha
Russell Horsnby

Trailer – A Mulher no Jardim

Ficha Técnica – A Mulher no Jardim

Título original: The Woman in the Yard
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Sam Stefanak
Duração: 88 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: horror, drama
Ano: 2025
Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

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