‘Anônimo 2’ é pura diversão e uma ótima continuação
Bruno Oliveira
Anônimo, filme de 2021, estreou sem nenhuma pompa e fez um grande sucesso entre os fãs do gênero de ação. É lógico que uma continuação seria esperada para aproveitar tamanha fama. Anônimo 2 é essa sequência e traz de volta aquela ação com comédia estrelada novamente por Bob Odenkirk (Better Call Saul). Além dele, o elenco conta com o retorno de Connie Nielsen (Gladiador) e Christopher Lloyd (De Volta para o Futuro), que reprisam seus papéis. A principal adição é Sharon Stone (Instinto Selvagem), no papel da grande vilã da história. Agora, a direção é de Timo Tjahjanto (A Noite Nos Persegue), conhecido por seu trabalho em filmes de ação intensos.
Sinopse
Após quatro anos tentando viver uma vida tranquila, Hutch Mansell (Bob Odenkirk) e sua família saem de férias, mas o descanso logo se transforma em um pesadelo quando um incidente com valentões o coloca na mira da mais perigosa chefe do crime que ele já enfrentou. Forçado a dar um tempo nas suas férias necessárias, Hutch precisa usar todas as suas habilidades letais para proteger sua família e, mais uma vez, provar que não se deve subestimar um homem anônimo.

- ‘Luiz Gonzaga – Légua Tirana’ e o belo retrato do Rei do Baião
- Rio Innovation Week traz programação diversificada, experiências e interatividade ao público
- ‘Um Maluco no Golfe 2’ vale pela nostalgia e pelo humor infantil
O equilíbrio entre a vida comum e o assassino
Serei franco, não esperava nada e acabei me divertindo mais do que poderia imaginar. Essa dinâmica e contraste entre o protagonista ser um pai de família comum e, ao mesmo tempo, um grande assassino funciona muito bem. Manter a normalidade e a paz em família se torna uma missão quase impossível. Até quando ele resolve dar uma folga, os problemas vão atrás dele. Hutch atrai esse tipo de caos e ele resolve abraçar seu lado sombrio de uma forma que possa fazer o bem. Muitas coisas boas saem desse conflito e Bob Odenkirk parece ser o ator perfeito para esse papel. Ele tem a aparência de um homem comum, o que torna as cenas de luta realistas e impactantes, em uma catarse inesperada.
Humor e ação
O humor está bem presente no longa, inserido de forma sutil, sem a intenção de ser puramente cômico. A direção ajuda bastante nisso e mesmo em cenas de violência, esse tom leve ainda pode ser visto. O cineasta indonésio Timo Tjahjanto me pareceu a escolha certa para a direção, e ele justifica a decisão com um excelente trabalho. Temos ótimas cenas de ação e dá para notar como a câmera é bem colocada para pegar os melhores ângulos. A sequência em que Hutch vai embora e volta para salvar um adolescente é incrível. O humor é inserido somente com a ajuda da câmera no lugar certo.
Elenco de apoio
Sharon Stone é a grande antagonista da história. Faz tempo que não a vejo em um filme, e ela parece estar se divertindo muito no papel da grande vilã. Em sua primeira cena, vemos o quanto a personagem é sagaz e cruel. Tudo bem que na hora do “vamos ver” essa pompa dá uma caída para que nosso herói se sobressaia. A família de Hutch também tem seu momento de destaque nesse longa. Os filhos e até mesmo sua mulher não ficam parados dessa vez. Embora toda a pior parte seja exercida por Hutch, a família também dá o seu sangue para que tudo dê certo no final. Uma dinâmica familiar muito divertida que lembra, mesmo que de longe, a família de Férias Frustradas (1983).
Conclusão
Anônimo 2 é diversão pura. Esta sequência é digna de quem gostou do original. O filme consegue satisfazer a sede por mais violência e pancadaria, e também consegue avançar na jornada de Hutch Mansell. Fica claro que não temos um ponto final nessa história, muito pelo contrário. O leque de possibilidades dá pretexto para vir várias histórias centradas em nosso protagonista e sua família. Se for no mesmo nível, que venham. Posso dizer que essa nova obra cimenta o personagem ao lado de John Wick como um dos maiores personagens de ação da atualidade.
Onde assistir ao filme Anônimo 2?
O filme Anônimo 2 estreia nesta quinta (21) nos cinemas brasileiros
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso sobre Cultura Pop.
Trailer – Anônimo 2
Ficha Técnica – Anônimo 2
Título original: Nobody 2
Direção: Timo Tjahjanto
Roteiro: Derek Kolstad, Aaron Rabin
Duração: 89 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: ação, comédia
Ano: 2025
Classificação: 18 anos













































