“Beira-Mar” é o grande vencedor do 9º For Rainbow
Larissa Bello
Aconteceu na noite de anteontem (08/out) o encerramento e premiação do 9º For Rainbow, na Arena do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A cerimônia foi comandada pela cicerone principal do festival, Deydianne Piaf e Tatiana Amorim. Seguindo o protocolo do humor e irreverência, os vencedores foram anunciados da forma mais cômica possível.
:::: Saiba tudo o que rolou durante o festival
:::: Angela Rô Rô se desentende com o público e se retira do palco
O grande vencedor foi o filme gaúcho “Beira Mar”, que é dirigido pelos jovens e novatos diretores Felipe Matzembacher e Marcio Reolon. A produção levou os principais prêmios da noite, como Melhor Longa Nacional, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Direção. Os diretores, que subiram várias vezes ao palco para agradecer, enfatizaram que, em dias como os que estamos vivendo hoje, o quanto é importante um festival como esse para dar maior visibilidade as produções que expressem a diversidade sexual. O filme estreia nos cinemas dia 05 de novembro.
O corpo de jurados do 9º For Rainbow foi composto pelo cineasta Joe Pimentel, os jornalistas André Bloc e Cynthia Garcia Calvo, a cineasta e roteirista Janaína Marques e a professora e cineasta Grás Dias.
Houve também uma homenagem ao vereador Paulo Diógenes, pela importância do seu trabalho e defesa dos direitos dos homossexuais. Diógenes também é ator humorista e se traveste da personagem Raimundinha, que já é uma figura conhecida em Fortaleza. O ator/vereador recebeu o prêmio das mãos de Elke Maravilha, que virou já uma figura cativa do festival.
Depois da divulgação dos premiados da noite, o grupo feminino Samba de Rosas subiu ao palco e embalou o público com sua deliciosa sonoridade de raízes africanas. Elke Maravilha se juntou ao grupo e também cantou, abrilhantando ainda mais a festa de encerramento.
Abaixo a lista completa com os filmes premiados:
Melhor Longa Nacional
Beira Mar (RS, 2015)
Melhor Longa Internacional
Enquanto você não via (África do Sul, 2015)
Melhor Curta Nacional
Virgindade (Pernambuco, 2014)
Melhor Curta Internacional
Eva (Turquia, 2014)
Melhor Direção
Filipe Matzembacher e Marcio Reolon por “Beira Mar” (RS, 2015)
Melhor Ator
Mauricio Barcellos por “Beira Mar” (RS, 2015)
Melhor Atriz
Agnes Croutille por “Renascimento Próprio” (França, 2015)
Melhor Fotografia
Beira Mar (RS, 2015)
Melhor Edição
Virgindade (Pernambuco, 2014)
Melhor Roteiro
Eva (Turquia, 2014)
Melhor Trilha Sonora Original
Certas Pessoas (EUA,2015)
Melhor Direção de Arte
Enquanto Você Não Via (África do Sul, 2015)
Melhor Desenho Sonoro
A Troca (EUA,2015)
Larissa Bello
Graduada em Rádio & TV. Pós-graduada em Leitura e Produção Textual. Capixaba, residiu por 8 anos no Rio de Janeiro, onde atuou em diversas áreas do audiovisual. Atualmente reside em Fortaleza/CE, onde é afiliada da ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema) e é autora do blog Cine em Foco (https://cineemfoco.blogspot.com/).















































