A Mesma Parte de Um Homem crítica do filme Cabíria Festival 2021 programação debates encontros filmes A mesma parte de um homem Ana Johann

Online e gratuito, Cabíria Festival 2021 começa nesta quarta: veja a programação!

Wilson Spiler

|

6 de outubro de 2021

Começa nesta quarta (6) e segue até dia 17, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual 2021. Assim como as outras duas edições, o evento é dedicado à produção realizada por mulheres para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras. Neste ano, a homenageada é a cineasta Lucia Murat, personagem fundamental do cinema brasileiro.

Às 19h, pelo canal do YouTube do Cabíria Festival, as mestres de cerimônias Ana do Carmo, roteirista premiada com primeiro lugar em Longa de Ficção do Prêmio Cabíria 2020; bem como Marília Nogueira, diretora do festival; fazem as honras no evento virtual de abertura comentando os destaques, além de fazerem o aguardado anúncio das vencedoras das premiações: Cabíria Prêmio de Roteiro, Selo Elas Cabíria Telecine, Cardume e Jornada Dona de Si.

VIDEOCAMP

Também a partir das 19h, na plataforma VIDEOCAMP, os filmes da Mostra Homenagem Lucia Murat estarão disponíveis. Basta fazer um cadastro simples e gratuito para assistir aos quatro longas: Que Bom Te Ver Viva (1989); Maré, Nossa História de Amor (2007); A Memória Que Me Contam (2013); e Em Três Atos (2015). A partir do dia 7, as demais produções da mostra estarão disponíveis no serviço.

MUBI

Além disso, na plataforma MUBI, a Sessão Especial Prêmio Cabíria apresenta o longa A Mesma Parte De Um Homem, de Ana Johann (Brasil, 2021), com exibição apenas nos dias 7 e 8 de outubro. A produção estreou na Mostra Aurora da 24° Mostra de Tiradentes e ganhou o Prêmio Helena Ignez de destaque feminino para Ana Johann.

No filme, Renata vive isolada no interior com sua filha adolescente e seu marido, compreendendo o medo como um sentimento comum. A chegada de um desconhecido desperta nela o desejo por tudo o que estava adormecido. No elenco principal estão Irandhir Santos, Clarissa Kiste e Laís Cristina.

Programação do Cabíria Festival 2021

Diariamente, às 12h, no YouTube e no Instagram do Hysteria, a Mostra Imaginários Possíveis exibe um microfilme, a começar por 62 segundos, de Drica Czech (Brasil, 2020).

Na quinta-feira (7) também acontece o primeiro painel, no YouTube Cabíria Festival, às 11h com o tema “Representatividade real – Ações de impacto para um mercado mais diverso”, com Debra Zimmerman e Kendra Hodgson (Women Make Movie/USA); bem como Josephine Bourgois (Projeto Paradiso); e, por fim, Thais Scabio (APAN/Todes Play). A mediação é de Andrea Cals. Haverá tradução consecutiva, acessível em Libras.

Ainda na quinta, às 19h, pelo YouTube do Telecine, é a vez do Estudo de Caso: “Medusa – Parcerias criativas”, com Anita Rocha da Silveira e Vania Catani, com mediação de Renata Boldrini. Através do estudo de caso do filme Medusa, selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes (2021), serão apresentadas as escolhas autorais e processo de desenvolvimento, atrelado ao desenho de produção criativa e estratégias do projeto.

Encontros e debates com cineastas

Em seguida, nos dias 8, 9 e 10, sempre às 19h, no YouTube Cabíria Festival, acontecerão os Encontros com as cineastas, em debates sobre os filmes com mediação de especialistas.

Por outro lado, no domingo dia 10, às 11h, no mesmo canal, será realizado mais um estudo de caso: “Gênero: Coming of Age – Estudo de caso do filme Casulo”, com a cineasta alemã Leonie Krippendorf. A mediação é do diretor e roteirista Gil Baroni. O longa de ficção inédito “Casulo”, que teve estreia mundial na Berlinale (2020), poderá ser acessado na plataforma MUBI, somente nos dias 9 e 10/10. Para acessar, utilize o código VIP: cabiriafestival.

O evento segue com programação intensa até o dia 17. Confira mais detalhes da programação no site do Cabíria Festival 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman