Cinco motivos para assistir ‘3%’, primeira série brasileira original da Netflix

Giselle Costa Rosa

Nesta sexta-feira (25/11) ocorre a estreia de 3%, primeira série brasileira distribuída pela Netflix. A primeira temporada traz oito episódios com duração de cerca de 60 minutos, em média, cada. Criada por Pedro Aguilera e dirigida por César Charlone, Daina Giannecchini, Dani Libardi e Jotagá Crema, a série foi toda gravada no estado de São Paulo.

A história fala de uma sociedade está dividida entre o Mundo Miserável – onde vive 97% da população – e o Mar Alto – onde apenas 3% tem permissão de estar. O lugar é cercado de privilégios. E esses indivíduos tem a chance de mudar de vida quando completam 20 anos por meio de processo seletivo que dá oportunidade de passar para a minoria.

Apesar de dizerem que 3% parece uma imitação de ‘Jogos Vorazes’, te daremos cinco motivos para você tirar suas próprias conclusões:

É primeira série brasileira pela Netflix

De acordo com Erik Barmack, vice-presidente de séries originais internacionais da Netflix, “3%” não será a única série brasileira distribuída pelo serviço de streaming. “É super provável que façamos muitas outras séries originais no Brasil, em português”, disse. “Talvez possamos fazer sete ou oito séries no Brasil, e queremos fazer séries para diferentes gostos. Eu aposto que em alguns anos veremos séries brasileiras sendo distribuídas ao redor do mundo, é assim que vai ser”, concluiu.

Trama futurística e tecnológica

Baseada em websérie homônima exibida no YouTube em 2011, a história de “3%” acontece em um Brasil pós-apocalíptico, completamente desconfigurado, no qual a maioria da população vive no Continente, um local miserável onde falta água, comida e recursos básicos em geral. Em contrapartida, há outro lugar no país chamado Mar Alto, onde tudo é abundante. Para chegar lá, os jovens de 20 anos terão que passar pela Seleção, a qual exigirá muito de suas capacidades físicas e psicológicas. Porém, apenas 3% conseguirá alcançar o objetivo.

Espelhada em “Black Mirror” e “Jogos Vorazes”

Como a série aborda uma realidade futurista, marcada por tecnologias avançadas, pode fazer com que algumas pessoas associem a série com “Black Mirror”, outro produto da Netflix. Já a competitividade entre os participantes da Seleção, movidos por um instinto de sobrevivência, faz lembrar também da franquia “Jogos Vorazes”.

Elenco com nomes de peso

Os nomes de maior peso no elenco de “3%” são Bianca Comparato e João Miguel. Eles vivem, respectivamente, a protagonista Michele, misteriosa e densa, e Ezequiel, chefe do Processo e dono de um pavio curto. Outros jovens atores prometem se destacar na série, como Rafael Lozano (Marco), Vaneza Oliveira (Joana), Rodolfo Valente (Rafael) e Michel Gomes (Fernando). Este último dará vida a um cadeirante de muita fibra, que não quer ser tratado de forma diferente pelos demais.

É ideal para uma maratona de um dia

Como são 8 episódios, com cerca de 60 minutos cada, em um dia dá para assistir a temporada toda sem que isso te absorva da sociedade.

::: TRAILER

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.

0